Roma era República há pouco tempo. Livrara-se dos reis, que tanto a incomodavam. Um tribuno da plebe desse tempo tornou-se uma espécie de herói nacional, por ter, segundo Plínio, o Velho (¹), lutado em nada menos que cento e vinte batalhas:
Façamos duas considerações:
"Lúcio Sício Dentato, que foi tribuno da plebe [...] não muito depois da deposição dos reis, tendo recebido muitíssimos votos, lutou em cento e vinte batalhas; sendo provocado lutou e foi vitorioso em oito combates singulares. Tinha quarenta e cinco cicatrizes pelo corpo, nenhuma delas nas costas." (²)De conformidade com Plínio, o botim de guerra que coube a Dentato por tantas façanhas, incluía dinheiro, dez prisioneiros e vinte vacas.
Façamos duas considerações:
- Para que tenha lutado em tantas batalhas, era preciso que os romanos de seu tempo vivessem metidos em encrencas com os povos vizinhos;
- O tamanho do botim de guerra por ele capturado mostra que as tais batalhas em nada poderiam se comparar àquelas travadas, por exemplo, durante as Guerras Púnicas. Deviam ser simples querelas com outros grupos humanos na Península Itálica. Qual a importância disso? Roma, que era uma povoação de pastores e agricultores briguentos, tornou-se uma cidade mais e mais destacada, que chegou a controlar toda a Península, abrindo caminho para um território cada vez maior, ao redor do grande "lago romano", o Mediterrâneo.
(1) 23 d.C. - 79 d.C.
(2) PLÍNIO, o Velho. Naturalis Historia, Livro VII. O trecho citado foi traduzido por Marta Iansen, para uso exclusivamente no blog História & Outras Histórias.
Veja também:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Democraticamente, comentários e debates construtivos serão bem-recebidos. Participe!
Devido à natureza dos assuntos tratados neste blog, todos os comentários passarão, necessariamente, por moderação, antes que sejam publicados. Comentários de caráter preconceituoso, racista, sexista, etc. não serão aceitos. Entretanto, a discussão inteligente de ideias será sempre estimulada.