quinta-feira, 15 de novembro de 2018

A Lei das Doze Tábuas

Os plebeus de Roma que viveram antes de 450 a.C. tinham um sério problema: precisavam, como todo mundo, obedecer às leis, mas nem mesmo sabiam que leis eram essas. Isso acontecia porque o patriciado, a pretexto de pias intenções religiosas, mas tencionando conservar para si todo o poder na cidade, havia resolvido que as leis eram um segredo que devia ser guardado pelos pontífices. Assim, uma pessoa podia ser acusada e punida por um delito que sequer sabia ser crime. Tal situação provou-se insustentável, de modo que, finalmente, as leis foram compiladas (¹) e passaram a ser de conhecimento público. De acordo com Tito Lívio (²), foram escritas em dez tábuas, às quais, posteriormente, foram anexadas outras duas, por se verificar que faltavam algumas leis. O conjunto da obra recebeu o nome de Lei das Doze Tábuas (³), porque foi exatamente assim que as normas foram afixadas no Fórum Romano. 
Infelizmente, o texto original da Lei das Doze Tábuas foi perdido, e o que hoje sabemos dela vem das citações em outros documentos e obras de autores da Antiguidade. É o suficiente, porém, para que se tenha a certeza de que, perto dela, leis severas como as do Código de Hamurabi pareceriam um enunciado humanitário. Vejamos, então, algumas amostras:
  • Aquele que fizer ou cantar uma música para insultar alguém deverá ser espancado até que morra.
  • Os frutos de uma árvore que venham a cair na propriedade de um vizinho podem ser recolhidos pelo dono da árvore.
  • Mulheres, ainda que adultas, permanecerão sob tutela [do pater familias], com exceção das virgens vestais, que serão livres.
  • É passível de punição aquele que deixar seu gado pastar no terreno de um vizinho.
  • É proibido consagrar [a um templo / aos deuses] qualquer coisa sobre a qual haja dúvida quanto ao verdadeiro proprietário [...].
  • Quem puser fogo [intencionalmente] em uma construção ou em [um campo de] cereais nas proximidades de uma casa será preso, chicoteado e queimado até a morte, desde que fique provado que sua ação foi consciente; se, porém, fizer isso por acidente, deverá reparar o dano [de acordo com suas posses].
  • Juízes ou árbitros legais que receberem suborno para favorecer alguém serão sentenciados à morte.
  • Fica proibido executar quem quer que não tenha sido [formalmente] condenado.
  • Escravos detidos em flagrante por roubo serão açoitados e jogados da rocha [Tarpeia].
  • Qualquer pessoa que for chamada a testemunhar e mentir será jogada da rocha Tarpeia.

(1) Pelos decênviros, dez homens especialmente designados para isso. 
(2) Ab urbe condita libri. Outra fonte importante para os mesmos acontecimentos (ainda que posterior à obra de Tito Lívio) é Epitome rerum Romanarum, de Aneu Floro.
(3) Lex Duodecim Tabularum.


2 comentários:

  1. Gostei em particular da punição para os maus compositores de canções... Gostava de saber o que motivou tal lei.
    Bom domingo
    Ruthia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não dê a ideia: já há censura demais neste planeta. Reconheço, no entanto, que há muita música imprestável por aí, que às vezes somos forçados a ouvir, quando andamos pelas ruas. Precisamos, então, exercitar a paciência rsrssssss...

      Tenha uma ótima semana!

      Excluir

Democraticamente, comentários e debates construtivos serão bem-recebidos. Participe!
Devido à natureza dos assuntos tratados neste blog, todos os comentários passarão, necessariamente, por moderação, antes que sejam publicados. Comentários de caráter preconceituoso, racista, sexista, etc. não serão aceitos. Entretanto, a discussão inteligente de ideias será sempre estimulada.