quinta-feira, 8 de novembro de 2018

O que é proletariado

O conceito de proletariado mais difundido atualmente é aquele proposto por Marx e Engels: "Por proletariado entende-se a classe dos modernos trabalhadores assalariados que, não tendo seus próprios meios de produção, são reduzidos a vender a força de trabalho para sobreviver" (¹).      
Contudo, o termo "proletariado" existe muito antes que o Manifesto Comunista viesse a público em 1848. Teria sido posto em uso político por Sérvio Túlio, o penúltimo dos sete reis de Roma, quando dividiu a população da cidade em centúrias. Os romanos muito ricos teriam maiores obrigações quanto ao sustento do Estado, mas também maiores direitos políticos. Os muito pobres, porém, não estavam completamente isentos de direitos, porque também tinham uma obrigação, e já verão o que era, leitores. 
Tem a palavra Marco Túlio Cícero, político, orador e escritor romano do Século I a.C.: "[...] àqueles que no censo demonstraram não ter outra posse além de suas pessoas, [Sérvio Túlio] chamou proletários, dos quais se esperava apenas que tivessem filhos, para assegurar a continuidade da cidade [de Roma]" (²). Assim, tudo se explica: a procriação por parte dos proletários, gerando uma descendência (³) que se desejava tão numerosa quanto possível, foi incentivada como um dever patriótico, por ser vital para compor o exército, garantindo a Roma o domínio do mundo à sua volta (⁴). 

(1) MARX, Karl et ENGELS, Friedrich. Manifest der Kommunistischen Partei, 1848. 
(2) CÍCERO, Marco Túlio. De re publica, Livro Segundo.
(3) Prole!
(4) Os trechos citados de Manifest der Kommunistischen Partei e De re publica foram traduzidos por Marta Iansen, para uso exclusivamente no blog História & Outras Histórias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Democraticamente, comentários e debates construtivos serão bem-recebidos. Participe!
Devido à natureza dos assuntos tratados neste blog, todos os comentários passarão, necessariamente, por moderação, antes que sejam publicados. Comentários de caráter preconceituoso, racista, sexista, etc. não serão aceitos. Entretanto, a discussão inteligente de ideias será sempre estimulada.