sexta-feira, 14 de junho de 2024

Estradas romanas

Todas as estradas levam a Roma? Certamente não, mas quem vivia nos dias de Augusto e seus sucessores pode ter pensado que sim. Sendo a capital do Império, para Roma convergiam muitas estradas. Não eram, porém, grande coisa, até que Augusto decidiu que era hora de dar a elas um aspecto decente. Lê-se em De vita Caesarum, de Suetônio:
"Para que o acesso a Roma se tornasse mais fácil a partir de qualquer lugar, Augusto chamou a si a responsabilidade de restaurar a Via Flamínia [...] e ordenou aos generais que haviam sido homenageados com um triunfo que, fazendo uso do saque capturado aos povos vencidos, cuidassem de calçar as demais." (¹)
Eis um exemplo perfeito de civismo forçado! Se os generais repararam as estradas de boa ou má vontade, não importa. O fato é que a decisão de Augusto teve resultado brilhante. Com melhores estradas, os soldados iam e vinham com facilidade, assegurando a defesa e a paz no império (²); o comércio ampliou-se, fazendo afluir a Roma mercadorias provenientes de regiões distantes, com impacto favorável na economia; o envio de correspondência tornou-se mais confiável; as viagens passaram a ser mais seguras; finalmente, ideias, conhecimentos e artes - cultura em geral - circulavam por toda parte, indo, com uma velocidade sem precedentes (³), a todas as regiões do mundo romano. Consequências excelentes para uma medida que até pode ter sido antipática para alguns, mas com alcance notável para a maioria dos que viviam sob as asas das águias de Roma.

(1) SUETÔNIO. De vita Caesarum, Livro II. O trecho citado foi traduzido por Marta Iansen, para uso exclusivamente no blog História & Outras Histórias
(2) Pax romana, cerca de duzentos anos, a partir do principado de Augusto. 
(3) Para os padrões da época.


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