quarta-feira, 19 de junho de 2024

Minervais

Minerva era a versão romana de Palas Atena, a deusa grega da sabedoria. Era homenageada no dia 19 de junho, em celebrações conhecidas entre os romanos como "minervais". 
Visto ser Minerva uma deusa associada ao saber, ao conhecimento, uma parte significativa nos festejos competia aos estudantes, que deviam levar presentes aos seus professores. Contudo, a celebração ia além: como em Atenas, em que a deusa era considerada a doadora da oliveira à cidade, também em Roma, para homenagear Minerva, ramos de oliveira eram usados para ornamentar certos espaços públicos, como os estabelecimentos de ensino e tribunais. E, como festa que se preza, ao menos em Roma tinha de ser feriado. Enquanto a celebração durava, esses lugares permaneciam fechados. 
Lembrem-se, meus leitores, de que, já nos dias do Império, chegou a haver quase tantos feriados em Roma como dias "comuns", ou seja, de trabalho. As minervais, muito mais antigas que o Império, estavam incluídas entre as datas de festas religiosas. 


Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Democraticamente, comentários e debates construtivos serão bem-recebidos. Participe!
Devido à natureza dos assuntos tratados neste blog, todos os comentários passarão, necessariamente, por moderação, antes que sejam publicados. Comentários de caráter preconceituoso, racista, sexista, etc. não serão aceitos. Entretanto, a discussão inteligente de ideias será sempre estimulada.