segunda-feira, 30 de setembro de 2024

Carros de passageiros e vagões de carga em ferrovias paulistas no Século XIX

Locomotiva a vapor e carros ferroviários

"Sempre se viaja com mais facilidade e comodidade em um wagon de primeira do que no melhor carro de bois do tempo de Jacó."
Coelho Neto, A Bico de Pena

Voltem no tempo, leitores: vocês estão, agora, viajando em uma ferrovia paulista do Século XIX. Conseguem imaginar a potência da locomotiva e, como resultado, quão veloz é o deslocamento do trem? Não se esqueçam da fumaça, com o odor correspondente...
Mas o conforto, mesmo, ficava por conta dos bancos em que os passageiros eram acomodados. Para ajudar quem está, corajosamente, tentando formar uma imagem mental do que era uma viagem ferroviária naquela época, pode-se ler alguma coisa escrita em 1875 por J. Ewbank da Câmara. Comecemos pela célebre Companhia Paulista:
"Os carros de passageiros são ingleses da conhecida fábrica de J. Ashbury, de Manchester.
Os wagons de carga são abertos e fechados, da mesma fábrica inglesa, e de 7000 quilogramas de lotação." (¹)
Mais interessante, ainda, é o que foi dito quanto aos carros da Companhia Mogyana:
"Os carros salões de 1ª classe são elegantes, confortáveis, contém água e compartimento privado.
Além das molas comuns aos trucks, adotaram-se [...] espirais de ferro; os bancos de palhinha, por seu turno, descansam sobre pequenas espirais de ferro, que compensam os choques.
Na 2ª classe os bancos são dispostos longitudinalmente, e nos carros mistos, simples compartimento separa as duas classes." (²)
"Bancos de palhinha"... "Compensam os choques"... Querem ter uma experiência concreta de volta ao passado, leitores? Planejem um passeio de final de semana por uma das ferrovias turísticas, que têm locomotivas e carros perfeitamente restaurados. Depois disso, ficarão em extremo agradecidos por estarmos no Século XXI.

(1) CÂMARA, J. Ewbank da. Caminhos de Ferro de S. Paulo e a Fábrica de Ipanema em Agosto de 1875. Rio de Janeiro: G. Leuzinger & Filhos, 1875, p. 6.
(2) Ibid., p. 15.


Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Democraticamente, comentários e debates construtivos serão bem-recebidos. Participe!
Devido à natureza dos assuntos tratados neste blog, todos os comentários passarão, necessariamente, por moderação, antes que sejam publicados. Comentários de caráter preconceituoso, racista, sexista, etc. não serão aceitos. Entretanto, a discussão inteligente de ideias será sempre estimulada.