terça-feira, 26 de maio de 2020

A velocidade das locomotivas a vapor no Século XIX

O que é velocidade estonteante? A resposta dependerá não só da velocidade em si, levando em conta fatores fisiológicos, mas da época em que se vive, com suas percepções de rápido e lento peculiares. 
Tomemos como exemplo as locomotivas que percorriam ferrovias no Brasil na segunda metade do Século XIX. Muita gente tinha medo delas. Mas a quanto, afinal, ousavam correr? Uma publicação datada de 1875 oferece a seguinte resposta:
"As locomotivas empregadas pela Companhia Paulista são inglesas, [...] fabricadas por J. Fowler: têm dois eixos conjugados [...] e vencem, ordinariamente, trinta quilômetros por hora." (¹)
Locomotiva a vapor na Estrada de Ferro
D. Pedro II, 1881 (²)
Já as Baldwin, utilizadas pela Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, ofereciam uma experiência algo mais emocionante, em termos de velocidade:
"As locomotivas da Companhia Mogiana são americanas, da acreditada fábrica Baldwin, e de dois tipos diversos, para carga e passageiros.
[...]
Em 27 de agosto [de 1875] a máquina do trem inaugural venceu a distância entre Campinas e Mogi à razão de trinta e cinco quilômetros por hora, termo médio.
No dia seguinte, das cinco às seis horas da manhã, a velocidade média foi de quarenta a quarenta e três quilômetros por hora, verificada a relógio por profissionais, que fizeram a viagem de ida e volta na frente da máquina." (³)
Não seria, mesmo, para arrepiar os cabelos de ninguém. Mas, em 1875, era surpreendente.

(1) CÂMARA, J. Ewbank da. Caminhos de Ferro de S. Paulo e a Fábrica de Ipanema em Agosto de 1875. Rio de Janeiro: G. Leuzinger & Filhos, 1875, p. 5.
(2) A imagem original pertence à BNDigital. A imagem foi editada para facilitar a visualização neste blog.
(3) CÂMARA, J. Ewbank da. Op. cit., pp. 14 e 15.


Veja também:

2 comentários:

  1. Essas viagens, pela certa, proporcionavam uma enorme descarga de adrenalina. :)

    Tenha uma excelente quarta-feira, Marta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adrenalina diretamente proporcional à oferta de emoções da época, suponho rsrsrsssssssssssss...

      Excluir

Democraticamente, comentários e debates construtivos serão bem-recebidos. Participe!
Devido à natureza dos assuntos tratados neste blog, todos os comentários passarão, necessariamente, por moderação, antes que sejam publicados. Comentários de caráter preconceituoso, racista, sexista, etc. não serão aceitos. Entretanto, a discussão inteligente de ideias será sempre estimulada.