segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Para separar os grãos da palha

Os primeiros romanos eram gente dedicada à agricultura e ao pastoreio. Mesmo mais tarde, quando se esperava que homens de alta posição social dessem sua contribuição à vida política de Roma, ainda assim mantinham propriedades agrícolas que, bem administradas, eram um fator relevante para a prosperidade da elite. 
É por essa razão que vários autores importantes se dedicaram a escrever sobre técnicas de cultivo. Dentre eles, Lúcio Júnio Moderato, mais conhecido como Columella, que em Res rustica explicou como deveria ser feita a separação dos grãos que estivessem misturados com palha, situação muito comum pelos métodos então usados na colheita e preparo dos cereais para armazenamento:
"É por meio do vento que grãos misturados com palha devem ser separados. É particularmente recomendável fazê-lo quando o vento oeste sopra com suavidade [...]." (*)
Lançavam-se os grãos ao ar, de modo que a palha era levada para longe por ação do vento. Uma peneira podia ser útil, também. Apenas como curiosidade, esse método rústico, de que se serviam os antigos romanos há muitos séculos, foi usado durante bastante tempo no Brasil, e, em alguns lugares, para separar a palha de pequenas quantidades de certos produtos agrícolas, continua a ser praticado até hoje. 

(*) COLUMELLA, Lúcio Júnio Moderato. Res rustica. O trecho citado foi traduzido por Marta Iansen, para uso exclusivamente no blog História & Outras Histórias


Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Democraticamente, comentários e debates construtivos serão bem-recebidos. Participe!
Devido à natureza dos assuntos tratados neste blog, todos os comentários passarão, necessariamente, por moderação, antes que sejam publicados. Comentários de caráter preconceituoso, racista, sexista, etc. não serão aceitos. Entretanto, a discussão inteligente de ideias será sempre estimulada.