terça-feira, 10 de novembro de 2020

Uniformes esportivos para atletas do final do Século XIX

Praticantes de esportes precisam de roupas e calçados apropriados. Contudo, no último ano do Século XIX, as grandes marcas de artigos esportivos, como hoje as entendemos, ainda não existiam. Onde é que os esportistas que viviam no Rio de Janeiro, na época capital do Brasil, compravam trajes para suas aventuras?
Ora, meus leitores, eram frequentemente as lojas de roupas masculinas que anunciavam ter em estoque artigos destinados a esportistas. Alguns dos produtos eram de fabricação (quase) artesanal:

1. "Bonnets para cyclistas e remadores" (¹)


2. "Jerseys para remadores, maillots para cyclistas" (²)


Notem que, mesmo diante da mania etimológica que fazia muitos adeptos, a falta de vocábulos usuais em português do Brasil para descrever assuntos esportivos obrigava os anunciantes ao emprego de termos estrangeiros (³) ou, em alguns casos, a uma curiosa "miscigenação", evidenciando quanto a língua é dinâmica e levando a adaptações que ocorrem em todo o tempo para atender às mudanças na sociedade. Com o passar dos anos, alguns termos foram definitivamente aportuguesados, enquanto outros caíram no esquecimento. 
Para concluir, vejam mais um anúncio, desta vez de uma fábrica de bonés para regatas, ciclismo e outras atividades (⁴). A prática de esportes, com uma pontinha de controvérsia, era moda, e um fabricante de bonés não podia, é claro, perder a oportunidade de ampliar as vendas.



(1) SEMANA SPORTIVA, Ano XI, nª 403, 22 de setembro de 1900.
(2) Ibid., Ano XI, nº 409, 3 de novembro de 1900.
(3) Pode-se imaginar quanto o emprego de galicismos e anglicismos provocava crises alérgicas horrendas em muito Policarpo Quaresma da vida real.
(4) SEMANA SPORTIVA, Ano XI, nº 370, 27 de janeiro de 1900.
Os exemplares originais da Semana Sportiva citados aqui pertencem à BNDigital. As imagens foram editadas para facilitar a visualização neste blog.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Democraticamente, comentários e debates construtivos serão bem-recebidos. Participe!
Devido à natureza dos assuntos tratados neste blog, todos os comentários passarão, necessariamente, por moderação, antes que sejam publicados. Comentários de caráter preconceituoso, racista, sexista, etc. não serão aceitos. Entretanto, a discussão inteligente de ideias será sempre estimulada.