quinta-feira, 19 de novembro de 2020

O juramento de lealdade ao imperador romano

Todo soldado romano fazia um juramento de lealdade ao imperador, comprometendo-se a, se necessário, sacrificar a vida por ele. Lembrem-se leitores: juramento era coisa séria. Podia ter consequências dramáticas. Podia ser hilário. Duvidam?
Vamos ao primeiro caso. Era o ano 66, ou, se preferirem, 819 da fundação de Roma. Tramou-se o assassinato do imperador - era Nero - mas a conspiração foi descoberta, e os envolvidos, levados a julgamento. Um deles, o tribuno Subrius Flavius, ao ser interrogado pelo próprio imperador e acusado de ter faltado ao julgamento de lealdade que lhe fizera, respondeu: "Eu te odeio, mas ninguém entre os soldados foi mais fiel a ti do que eu, enquanto mereceste ser amado; mas eu te odeio, pois és o assassino de tua mãe e de tua mulher, e te fizeste auriga, comediante e incendiário." (¹) 
Agora, o episódio cômico. O imperador - era Nero, outra vez - preparava-se para uma representação teatral e, conforme exigência da peça, devia aparecer no palco caracterizado como um prisioneiro, carregado de cadeias. Acontece que um soldado pouco experiente, desconhecendo tratar-se apenas de uma representação, correu a socorrê-lo, disposto a dar a vida para libertá-lo (²). O imperador, todos sabem, apreciava exibir diante das massas seus talentos como ator e cantor, mas era pouco dado às lides de Estado, para desgosto da elite senatorial, que via os supostamente tradicionais valores de Roma se esvaindo, enquanto Nero dedilhava a cítara.

(1) TÁCITO. Annales, Livro XV. O trecho citado foi traduzido por Marta Iansen, para uso exclusivamente no blog História & Outras Histórias.
(2) Cf. SUETÔNIO. De vita Caesarum, Livro VI.


Veja também:

2 comentários:

  1. Percebe-se a intenção, mas, para mim, falta algo a este post para a mensagem passar por inteiro.
    Ressalvo, no entanto, que é muito difícil apontar uma falha à Marta. Isso diz tudo)

    Um bom final de semana :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hmmmmm, não imagine que tenho a pretensão da perfeição. A ideia, aqui, é dar a quem lê um pouco de informação, sem deixar de lado o divertimento - será que Nero aprovaria?

      Excluir

Democraticamente, comentários e debates construtivos serão bem-recebidos. Participe!
Devido à natureza dos assuntos tratados neste blog, todos os comentários passarão, necessariamente, por moderação, antes que sejam publicados. Comentários de caráter preconceituoso, racista, sexista, etc. não serão aceitos. Entretanto, a discussão inteligente de ideias será sempre estimulada.