quinta-feira, 9 de maio de 2019

Bicicletas faziam muito sucesso em fins do Século XIX

Aperfeiçoadas ao longo do Século XIX (¹), as bicicletas começaram a fazer muito sucesso desde que a elas foram adicionados pedais. Hoje eles podem parecer óbvios, mas os primeiros veículos de duas rodas não tinham esses acessórios. 
Pois bem, pelos fins do Século XIX as bicicletas eram moda no Brasil, tanto para passeio como para competições, que atraíam os mais arrojados. E, para que os interessados tivessem bicicletas, devia haver quem as vendesse. Vejam este anúncio, publicado no jornal carioca Semana Sportiva (²) em 1899: 


Notem, leitores, que o veículo era referido pelo nome em francês, uma mania do Brasil na época. Mais intrigante, porém, é o traje da dama ao lado da bicicleta: tenho dificuldade em imaginar como era possível pedalar com um vestido desses. É que no Brasil as roupas longas (e dispendiosas) ainda eram usuais, a despeito  do clima, que insistia em recomendar outra coisa. A influência americana nesse sentido demoraria um pouco a pegar (³).
Já este outro anúncio, publicado no mesmo jornal (²), oferecia não só serviços de manutenção para aqueles que tivessem bicyclettes (coisa necessária, reconheçamos), como alugava algumas por hora e por dia, solução conveniente para quem não pudesse ou não quisesse comprar uma delas: 



(2) SEMANA SPORTIVA, Ano X, nº 355, 14 de outubro de 1899. O original pertence à BNDigital; as imagens foram editadas para facilitar a visualização neste blog. 
(3) Mas pegou, principalmente a partir do advento do cinema. As modas lançadas por atores e atrizes logo passaram a ditar comportamentos, em lugar dos velhos costumes supostamente atrelados à moral e/ou à tradição, em detrimento da higiene e da saúde.


Veja também:

2 comentários:

  1. Mais que um mistério. As mulheres que se propunham andar de bicicleta de saias longas eram verdadeiras aventureiras.
    Quanto ao segundo anúncio, esse Alberto King tinha olho para o negócio.
    Bom domingo
    Ruthia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toda época tem suas inconveniências, haha, e também suas oportunidades.
      Tenha uma ótima semana!

      Excluir

Democraticamente, comentários e debates construtivos serão bem-recebidos. Participe!
Devido à natureza dos assuntos tratados neste blog, todos os comentários passarão, necessariamente, por moderação, antes que sejam publicados. Comentários de caráter preconceituoso, racista, sexista, etc. não serão aceitos. Entretanto, a discussão inteligente de ideias será sempre estimulada.