quinta-feira, 11 de março de 2021

O mito de Narciso


Afirma-se que é narcisista a pessoa que nutre uma admiração desmedida por si mesma, muito além de uma correta autoestima. Ora, dirão os leitores, que é que isso tem a ver com as belas amarilidáceas, também chamadas narcisos, que vemos em vasos e jardins? 
Para responder, vamos à mitologia da Grécia Antiga. Quando Narciso nasceu, um oráculo profetizou que o menino teria vida longa, sob a condição de jamais ver o próprio rosto. Se fosse hoje, diríamos que poderia contar nos dedos os dias de vida que lhe estavam destinados, mas na Antiguidade não era impossível que alguém passasse longo tempo sem se ver, porque os espelhos, feitos geralmente de metal polido, não eram lá muito eficientes.
Ao crescer, Narciso se tornou um jovem belíssimo, mas algo arrogante. A ninfa Eco, que por ele se apaixonou, foi tratada com desdém. Um dia, indo à caça, Narciso teve sede e, ouvindo o som característico de água em movimento, descobriu entre a relva e os arbustos uma fonte pura e límpida, capaz de refletir qualquer coisa com a perfeição de um espelho, à medida que, espraiando, formava um pequeno lago. 
Aproximando-se, Narciso viu-se refletido na água e ficou encantado. Tentou tocar a imagem, porém quanto mais a admirava, tanto mais parecia impossível alcançá-la. Para encurtar a história, basta dizer que tanto olhou e olhou que, perdidamente apaixonado por si mesmo, mergulhou na água e desapareceu para sempre. Os gregos, quando viam algum narciso - a flor, é claro - medrando junto à água corrente, supunham que era o jovem, belo e infeliz Narciso que estava se manifestando. Em apoio dessa ideia poética observavam que narcisos pareciam sempre estar voltados para baixo.


Veja também:

4 comentários:

  1. Adoro mitologia, filosofia e história.Parabéns pelo blog, abraços

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Anita, mitologia é mesmo muito interessante, não?

    ResponderExcluir
  3. Gosto do mito de Narciso e, como consequência, detesto narcisistas. Capice? :)

    Tenha um bom final de semana, Marta.

    ResponderExcluir

Democraticamente, comentários e debates construtivos serão bem-recebidos. Participe!
Devido à natureza dos assuntos tratados neste blog, todos os comentários passarão, necessariamente, por moderação, antes que sejam publicados. Comentários de caráter preconceituoso, racista, sexista, etc. não serão aceitos. Entretanto, a discussão inteligente de ideias será sempre estimulada.