quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Uniformes Esportivos no Início do Século XX - Parte 2

Vamos prosseguir com o tema iniciado na postagem anterior, o dos uniformes esportivos que eram usados nas primeiras décadas do século XX. Portanto, quem não leu a Parte 1 deveria fazê-lo, pois nela já tratamos do vestuário para futebol, remo e canoagem, esgrima e hipismo. Continuaremos, a seguir, com outras modalidades:

5. Ciclismo - As bicicletas, tidas inicialmente como brinquedos de crianças, logo provaram seu valor como meio de transporte e para atividades esportivas. A foto abaixo nos mostra que muitos atletas já se preocupavam em usar alguma proteção para a cabeça e que as próprias bicicletas de competição já tinham, em seu design, alguma semelhança com as atuais. O detalhe pitoresco fica por conta do fato de que, nessa prova, houve, paralelamente, uma corrida de motocicletas.

Imagens de uma prova ciclística (*)

6. Corrida Pedestre - Virtualmente tão antigas quanto a humanidade, as corridas sempre tiveram muitos adeptos, não só pelas vantagens no que se refere ao condicionamento físico como pela facilidade da prática que não requer muitos equipamentos especializados - havia até competidores que preferiam correr descalços.

Chegada de uma corrida pedestre (**)

7. Tênis - Já com muitos praticantes no Brasil do início do século XX, o tênis daquela época impressionaria os atletas de hoje pelos trajes que vestiam em quadra os tenistas do passado. Na primeira foto, dois rapazes; na segunda, homens e mulheres disputando um campeonato.

Os dois rapazes de paletó escuro são tenistas, após a disputa de uma partida (***)

Imagens de um campeonato de tênis disputado no Velódromo Paulista (****)


(*) Revista A Cigarra, edição de 1º de abril de 1919.
(**) Revista A Cigarra, segundo número de março de 1920.
(***) Revista A Cigarra, edição de 9 de novembro de 1916.
(****) Revista A Vida Moderna, edição de 23 de abril de 1914.


Para ler mais sobre este assunto, acesse:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Democraticamente, comentários e debates construtivos serão bem-recebidos. Participe!
Devido à natureza dos assuntos tratados neste blog, todos os comentários passarão, necessariamente, por moderação, antes que sejam publicados. Comentários de caráter preconceituoso, racista, sexista, etc. não serão aceitos. Entretanto, a discussão inteligente de ideias será sempre estimulada.