terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Uniformes esportivos no início do Século XX - Parte 1

Atendendo a pedidos, esta pequena série de três postagens versará sobre os uniformes esportivos que eram usados no início do século XX. É verdade que este blog já tem duas séries relacionadas aos esportes nessa época ("Os Esportes no Brasil do Século XIX e Início do Século XX" e, especificamente sobre futebol, "Futebol no Brasil no Início do Século XX"), cuja consulta poderia ser útil a quem está interessado no assunto dos uniformes, mas aqui o leitor poderá visualizar, a partir de fotos publicadas em revistas das duas primeiras décadas do século XX, como se vestiam os praticantes de atividades esportivas.
Cabem, antes de prosseguirmos, algumas considerações gerais:
a) Há modalidades em que se vê, claramente, o padrão que, acompanhado do desenvolvimento tecnológico, é seguido até hoje;
b) Em outros casos, se não houvesse legenda, seria quase impossível identificar a modalidade praticada;
c) Não se deve esperar encontrar qualquer referência às grandes marcas do mundo esportivo da atualidade: isso é coisa posterior e, inicialmente, nem colocavam algum logotipo nos uniformes, como agora se usa;
d) Embora, na época, o recato no vestuário fosse uma questão inegociável, vê-se que os homens tendiam a usar trajes que, de algum modo, ressaltassem as formas atléticas, enquanto que, das mulheres, esperava-se que cobrissem o corpo e, se possível, o corpo todo, como as fotos mostrarão.
Isto posto, vamos às modalidades:

1. Futebol - Chegado há pouco ao Brasil, cresceu exageradamente na segunda década do século XX, tanto no que se refere ao número de praticantes quanto em admiradores, os "torcedores", que iam em massa às partidas. E ninguém pense que as torcidas eram compostas apenas de homens. Futebol, nesse tempo, era programa de família e as senhoritas eram particularmente interessadas nos confrontos.

Equipe de futebol do C. A. Paulistano (¹)

2. Regatas (Remo e Canoagem) - Essas modalidades já foram muito populares no Brasil, mas perderam espaço para outros esportes. A foto abaixo dá uma ideia de como se vestiam os praticantes.

Regatas, com praticantes de ambos os sexos (²)

3. Esgrima - Praticada principalmente por militares, era considerada parte importante na formação de oficiais. A mudança do perfil da guerra faria dela, aos poucos, apenas mais um esporte.

Lição de esgrima no Quartel da Luz, na cidade de São Paulo (³)

4. Hipismo - Outra modalidade que, no passado, já foi bastante associada às atividades militares. Tornou-se mais "civil" quando a cavalaria perdeu espaço como recurso importante de combate.

Um cavaleiro e seu cavalo realizando um salto (⁴)

(1) A CIGARRA, 26 de junho de 1917.
(2) A CIGARRA, 11 de maio de 1915.
(3) A CIGARRA, 23 de novembro de 1914.
(4) A CIGARRA, 14 de dezembro de 1914.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Democraticamente, comentários e debates construtivos serão bem-recebidos. Participe!
Devido à natureza dos assuntos tratados neste blog, todos os comentários passarão, necessariamente, por moderação, antes que sejam publicados. Comentários de caráter preconceituoso, racista, sexista, etc. não serão aceitos. Entretanto, a discussão inteligente de ideias será sempre estimulada.