domingo, 1 de janeiro de 2012

Uniformes esportivos no início do Século XX - Parte 3

Nesta terceira e última postagem da série "Uniformes Esportivos no Início do Século XX" veremos algumas fotos curiosas, tanto por modalidades que hoje são relativamente pouco praticadas no Brasil (os três primeiros casos), quanto por uniformes que, para nossos padrões, seriam muito estranhos (o último).

8. Pelota - Já teve uma certa popularidade, mas hoje fica restrita quase exclusivamente a grupos de imigrantes e seus descendentes.

Grupo de praticantes de pelota em São Paulo (¹)

9. Hóquei - Disputado, como a foto mostra, na modalidade de patins de quatro rodas.

Equipe de hóquei do C. A. Paulistano (²)

10. Luta Greco-romana - Esporte muito antigo e extremamente popular em alguns países, já despertou muito interesse no Brasil, mas perdeu espaço para outras lutas, embora ainda chame a atenção como modalidade olímpica.

Competidores brasileiros e estrangeiros praticando luta greco-romana (³)

11. Basquetebol - Sim, leitores, os atletas das modalidades 8, 9 e 10 não chegam a chamar a atenção pelos uniformes. Mas este caso... O basquetebol é extremamente popular no Brasil, tanto nas quadras escolares como pelas equipes profissionais, mas essas meninas que disputaram uma partida em  1919 destacam-se pelos "uniformes" (embora a foto não revele, os dois times tinham cores diferentes: preto e branco e verde e branco) e pelo resultado final, já que o jogo terminou empatado (o que não acontece pelas regras atuais), na contagem de 3 a 3!

Imagens de um jogo feminino de basquetebol (⁴)

(1) A CIGARRA, 1º de maio de 1919.
(2) A CIGARRA, 30 de janeiro de 1918.
(3) A CIGARRA, segundo número de maio de 1920.
(4) A CIGARRA, 1º de setembro de 1919.


Veja também:

Um comentário:

Democraticamente, comentários e debates construtivos serão bem-recebidos. Participe!
Devido à natureza dos assuntos tratados neste blog, todos os comentários passarão, necessariamente, por moderação, antes que sejam publicados. Comentários de caráter preconceituoso, racista, sexista, etc. não serão aceitos. Entretanto, a discussão inteligente de ideias será sempre estimulada.