domingo, 8 de janeiro de 2012

Artefatos curiosos de antigamente - Parte 1

Nesta pequena série os leitores de História & Outras Histórias farão uma visita virtual a artefatos antigos e curiosos, que nos remetem a um mundo em que a tecnologia, como hoje a entendemos, estava apenas engatinhando. Nem por isso seu estudo deixa de ser instrutivo e, por que não? até divertido.

1. Telefone de parede com manivela


Telefonar já foi muito trabalhoso e, no começo, poucos tinham acesso a um aparelho. Este modelo foi parte de um lote de setenta e cinco aparelhos instalados na cidade de Salto (SP), por volta de 1910. Era colocado na parede e, para que funcionasse, tinha uma manivela a ser acionada. A chamada era feita para uma telefonista que devia completar a ligação. Ah, de acordo com o Museu da Cidade de Salto, o número desse aparelho era 49.

2. Banco de praça na cidade de  Araras (SP), com número de telefone


Se o telefone de Salto tinha apenas dois dígitos, esse banco de praça, da cidade de Araras, relembra a era dos três dígitos. Talvez, discar um número, fosse mesmo bem mais fácil do que digitar um hoje. Já completar a ligação... às vezes, só com muita sorte.


Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Democraticamente, comentários e debates construtivos serão bem-recebidos. Participe!
Devido à natureza dos assuntos tratados neste blog, todos os comentários passarão, necessariamente, por moderação, antes que sejam publicados. Comentários de caráter preconceituoso, racista, sexista, etc. não serão aceitos. Entretanto, a discussão inteligente de ideias será sempre estimulada.