Imaginem esta cena: estamos andando por uma rua qualquer e, em dado momento, levantamos os olhos e vemos, à distância, uma manada de dinossauros que caminha em nossa direção...
Absurdo? Claro que sim. Mas admitamos, só por um instante, que a coisa fosse real. A sensação seria, com enorme probabilidade, semelhante à experimentada pelos soldados romanos que viram os elefantes de guerra (¹) que marchavam à frente das tropas cartaginesas (durante as Guerras Púnicas, 264 a.C. a 146 a.C.). Não é sem causa que representações da Antiguidade mostravam romanos pequenininhos diante de elefantes enormes. Era questão de como os próprios romanos viam a si mesmos no campo de batalha.
Ora, meus leitores, com alguma prática, os romanos perceberam que era possível fazer frente aos elefantes de Cartago. Como?
Bem, os elefantes lá estavam com o objetivo de causar terror aos cavalos. Portanto, antes de mais nada, era preciso evitar um confronto imediato entre a cavalaria romana e os elefantes de Cartago - pensaram que eu iria dizer "elefantaria" cartaginesa?!!!
O caso dos elefantes na guerra foi tão sério que mereceu a cunhagem de uma moeda (²) |
(1) Ao que parece, a primeira vez que os romanos enfrentaram elefantes em combate foi quando lutaram contra os exércitos de Pirro, rei do Épiro, no Século III a.C.; os cartagineses, porém, faziam uso maciço de elefantes na guerra, e isso causava forte impressão sobre o exército romano.
(2) LIDDELL, Henry G. A History of Rome. London: John Murray, 1865, p. 219. A imagem foi editada para facilitar a visualização neste blog.
Veja também:
Sagaz ainda que cruel. Mas assim são as guerras.
ResponderExcluirA visão devia ser um portento.
Fantástico post, como de resto já é habitual
Uma linda semana
Ruthia d'O Berço do Mundo
Hmmm, uma daquelas batalhas que bem mereciam a existência de uma máquina do tempo.
ExcluirOlá Marta! Mais um ótimo post!
ResponderExcluirTenho uma curiosidade: em algum lugar li/ouvi a respeito do uso de trombetas que assustavam os elefantes e faziam com que voltassem e atacassem os cartagineses. Isso procede?
Abraço!
Olá, abnerantunes, trombetas eram usadas em combates da Antiguidade para sinalizar às tropas o que deviam fazer (como os toques dos corneteiros militares, em tempos mais recentes). Não eram, portanto, novidade nos campos de batalha. Assim, levando em conta o alarido que devia reinar nos combates, é pouco provável que, isoladamente, assustassem os elefantes, aliás já habituados a elas. Como se sabe, os romanos tiveram, a princípio, grandes problemas em lutar contra os elefantes de Cartago, daí a importância de terem desenvolvido uma tática para vencê-los. Não se pode descartar, todavia, algum incidente neste sentido.
Excluir