terça-feira, 7 de agosto de 2012

Máquina de macadamizar

Sabem os leitores o que é uma máquina de macadamizar? Isso mesmo, ma - ca - da - mi - zar. Pois era um equipamento usado na pavimentação de ruas e estradas, segundo uma técnica desenvolvida, ainda no século XIX, na Grã-Bretanha, e que no Brasil foi aportuguesada como macadame.
A máquina que se usava para assentar perfeitamente os materiais empregados era essa que se vê abaixo:


Este exemplar, especificamente, está restaurado e pode ser visto em Poços de Caldas (MG), cidade na qual foi usada nos anos trinta do Século XX. Mais tarde, o desenvolvimento e uso generalizado da pavimentação asfáltica aposentou a ma - ca - da - mi - za - do - ra, pelas muitas vantagens que a nova técnica oferecia.


Veja também:

2 comentários:

  1. Poços de Caldas realizou uma das primeiras experiencias de asfalto do Brasil, em 1925. A maquina de macadamizar que está acima era a vapor produzido por lenha. Ela tem uma calceira para que se coloque madeira para queimar. um grande reservatório de água e uma gaiola, atras para estocar a lenha que ia sendo queimada para que o equipamento funcionasse. Toda a maquina é feita em ferro fundido, por isto muito pesada. assim servia para compactar a terra das estradas. (Macadamizar) O equipamento não tem marca, mas sim o nome do fabricante John Fuller" Veio da Inglaterra. Roberto Tereziano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Roberto, obrigada pelas informações. Muito interessantes!

      Excluir

Democraticamente, comentários e debates construtivos serão bem-recebidos. Participe!
Devido à natureza dos assuntos tratados neste blog, todos os comentários passarão, necessariamente, por moderação, antes que sejam publicados. Comentários de caráter preconceituoso, racista, sexista, etc. não serão aceitos. Entretanto, a discussão inteligente de ideias será sempre estimulada.