domingo, 12 de setembro de 2010

Hotel excelente... Em 1852

Quando alguém viaja, é comum que procure um bom hotel para hospedar-se, no qual o conforto esteja, de preferência, aliado a diárias razoáveis. Pensamos assim hoje, pensavam assim os viajantes do passado - e vou provar para você, leitor, com esse interessante anúncio que apareceu no jornal Aurora Paulistana, edição de quarta-feira, 9 de junho de 1852:
"O novo proprietário do hotel Paulistano, rua de São Bento, nº 30, tem a honra de participar ao respeitável público e aos seus numerosos conhecidos, que continuando com o mesmo hotel e hospedaria, fará tudo o que for possível para satisfazer aos seus fregueses; dará de comer no seu hotel, receberá pensionistas, e mandará levar as comidas em casas particulares no domicílio de quem assim o pedir.
Na mesma casa acham-se sempre cavalos bons para alugar, e tudo por preços razoáveis."
Para quem está habituado a propagandas coloridas, com fotos que estimulam o desejo por alguns dias de lazer, talvez esse anúncio pareça bem pouco convincente. Mas, em 1852, a realidade era outra e, portanto, as expectativas da freguesia também. Basta, para isso, considerar a oferta de cavalos para alugar!


Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Democraticamente, comentários e debates construtivos serão bem-recebidos. Participe!
Devido à natureza dos assuntos tratados neste blog, todos os comentários passarão, necessariamente, por moderação, antes que sejam publicados. Comentários de caráter preconceituoso, racista, sexista, etc. não serão aceitos. Entretanto, a discussão inteligente de ideias será sempre estimulada.