terça-feira, 28 de setembro de 2010

Ainda o humor nas eleições da República Velha...

É certo, leitor, que eu me havia proposto a não retornar tão cedo a esse assunto das eleições da República Velha. Mas foi impossível resistir! Eu estava vasculhando antigas publicações, tão calma e pacificamente, numa tarde modorrenta da última semana, quando meus olhos deram com esta preciosidade. Tentei afastar a ideia, mas não consegui,  e aqui transcrevo meu achado:

Minha amigos!

No sesta-fêra eu te escreve minha ultimo karton. Oji eu tenho p'ra vae te conta uma kaso insterizante. Meu compadra Filip me chame esta dias p'ro vir to citade de Belotas, dondo eu te escreveu akóra. Tu non imaxinas que ella quer quanda, eu vem. Mi leva no intetencia e pede p'ra nois se inlistar, eu teve diz minho nome, meus annas e tepois a home lá me deu uma papel que chama títelo qui é uma vote no dia dos enleçons. A home é uma moço muito ponita; ella me convido tome cervexa preto, pon. Despois me pede p'ro dar a vote na Marschall Hermes.

Quanda vem as enleçons de 1ª de Marzo eu fui deu a vote na Hermes. Eu feiz isto purquê minhas companhiro diz que ella foi visita a Kaiser no Allemanha, assiste parade nossas soltadas. Tampem a nossa rei deu p'ra ella sua retrata munta krande. Tudas diz que ella é muita amigo das nois allemons. Nossas parentescos tampem foi vote na Hermes. Quasi quebra cabeça da meu visinha Peter que vote na Ruy Barbosa. As xentes allemons só quer as Hermes; mais as praseleras barece goste da Ruy. Eu non sabe estes coisas. Mais quanda xente baga cervexa e pede vote Marschall sempre deve fais isto.

Muitas peijas do

                                               FRITZ.

Belotas - Marz - 1910. (*)

Vale observar, de passagem, que essa "Carta Pomerana" revela muito sobre a imagem que se tinha do imigrante no início do século XX, um tema que, aliás, vou abordar neste blog um dia desses. Como não sou pomerana, quero, de toda forma, homenagear meus amigos que o são (pomeranos do Espírito Santo!), Lucimar e companhia...

(*) A LUA, março de 1910.


Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Democraticamente, comentários e debates construtivos serão bem-recebidos. Participe!
Devido à natureza dos assuntos tratados neste blog, todos os comentários passarão, necessariamente, por moderação, antes que sejam publicados. Comentários de caráter preconceituoso, racista, sexista, etc. não serão aceitos. Entretanto, a discussão inteligente de ideias será sempre estimulada.