No poema A Confederação dos Tamoios, Gonçalves de Magalhães, poeta brasileiro do Século XIX, dedicou alguns versos ao nomadismo indígena, que ele entendia como produto da liberdade:
"Como preza a andorinha a liberdade.
E por instinto sói cantar errante,
Errante fabricar ligeiros ninhos;
E se no aéreo cárcere encerrada
Triste pende a cabeça, encolhe as asas,
Cala o trinado que soltava livre,
Rejeita tênue grão, suspira e morre:
Não menos estes filhos das florestas
Errante vida e liberdade estimam.
Ora aqui, ora ali erguem choupanas,
E onde frondosas árvores estendem
Pejados ramos de gostosos frutos
Aí é seu país, aí se abrigam." (¹)
E por instinto sói cantar errante,
Errante fabricar ligeiros ninhos;
E se no aéreo cárcere encerrada
Triste pende a cabeça, encolhe as asas,
Cala o trinado que soltava livre,
Rejeita tênue grão, suspira e morre:
Não menos estes filhos das florestas
Errante vida e liberdade estimam.
Ora aqui, ora ali erguem choupanas,
E onde frondosas árvores estendem
Pejados ramos de gostosos frutos
Aí é seu país, aí se abrigam." (¹)
Apenas umas poucas considerações:
- Nem todos os povos indígenas eram nômades;
- Muitos eram seminômades, porque plantavam, também, alguns alimentos, e viviam em um dado lugar enquanto aguardavam a colheita;
- Havia grupos com aldeias estabelecidas, cercadas de uma espécie de paliçada, e mais duradouras, portanto;
- O nomadismo se explica, em parte, porque a maioria dos povos indígenas tinha poucos pertences a transportar.
De qualquer modo, Gonçalves de Magalhães não errou em atribuir-lhes o gosto pela liberdade. Indígenas tinham-no, todos devemos ter. Característica da humanidade, não apenas dos povos indígenas do Brasil.
(1) MAGALHÃES, D. J. Gonçalves de. A Confederação dos Tamoios. Rio de Janeiro: E. T. Dous de Dezembro, 1857, p. 13.
(2) Cf. RUGENDAS, Moritz. Voyage Pittoresque dans le Brésil. Paris: Engelmann, 1827. A imagem foi editada para facilitar a visualização neste blog.
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