quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Os bárbaros suevos

Nos dias de Júlio César, os suevos eram, dentre todos os povos germânicos, os mais valentes e os mais numerosos. Pelo menos é assim que eram descritos pelos romanos. Não é à toa que, sempre que se pensava em enfrentá-los, os soldados romanos percebiam que estavam diante de um verdadeiro desafio.
Pelo que o próprio César relatou em De Bello Gallico, podemos ter uma boa ideia dos costumes vigentes entre os suevos. Vai aqui uma pequena lista deles:
- Praticavam um sistema de revezamento entre trabalho agrícola e serviço militar, de modo que aquele que era soldado em um ano, no seguinte ficava trabalhando com a família;
- As terras não eram propriedade fixa de ninguém e, por isso, a família que cultivava uma determinada área em um ano, era transferida para outra no ano seguinte;
- Em decorrência de safras de grãos reduzidas, os suevos usavam, como principais alimentos, muita carne e leite;
- Eram grandes apreciadores da caça;
- Vestiam-se de peles (percebem, leitores, que vários costumes estavam interligados? caça, alimentação com muita carne, roupas de pele);
- Apreciavam banhar-se em rios, mesmo quando a água estava muito fria, e não demonstravam sofrer nenhum incômodo com temperaturas baixas;
- Não eram muito dados a atividades comerciais, já que, de um modo geral, apenas procuravam mercadores quando queriam vender aquilo que haviam conquistado em guerras;
- Gostavam de combater a cavalo (costumeiramente, não usavam arreios nos animais), mas, sendo necessário, eram capazes de lutar também a pé;
- Não gostavam de vinho porque, no seu entender, a bebida tornaria as pessoas menos aptas ao trabalho e à guerra;
- Finalmente, tinham como máximo orgulho que suas fronteiras fossem inteiramente despovoadas - sinal de que haviam sido capazes de vencer e/ou afugentar os vizinhos.
César descreveu os suevos do primeiro século antes de Cristo, época em que viviam em território da atual Alemanha. Mais tarde acabariam migrando, de modo que muitos deles foram estabelecer-se no norte da Península Ibérica.
Nos dias de César, o exército romano era forte o bastante para manter os bárbaros em respeito. Viria o tempo, porém, em que o Império Romano, enfraquecido, acabaria por fragmentar-se. As razões para isso são numerosas, mas, entre elas, figuram as invasões bárbaras, e os suevos tiveram sua parte nesses acontecimentos.


Veja também:

6 comentários:

  1. Como eram os Suevos fisicamente ? Eram loiros com olhos azuis como os Vândalos ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há relativamente poucas descrições da Antiguidade quanto a detalhes das características físicas de vários povos bárbaros, mas, pelo que se sabe, muitos deles eram.

      Excluir
  2. Pena que os povos germanos não suplantaram os latinos...O Brasil e outros países seriam bem diferentes(Do que são hoje!) em vários aspectos culturais...Veja a Alemanha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, se vc leu o post até o final, deve ter visto que parte dos suevos migrou, posteriormente, para a Península Ibérica. Além disso, visigodos e outros povos germânicos também foram compor o que hoje é Portugal e Espanha, além de celtas, ao que se sabe. Portanto, em relação à Europa atual, simplesmente não há, nem de leve, nenhum povo """puro""", ou seja, constituído por uma só etnia, sem qualquer miscigenação. Em país nenhum (daí a enorme e benéfica diversidade cultural).
      Entretanto, se a ideia for quanto à identidade linguística, fica difícil estabelecer qualquer índice de superioridade. O processo que envolveu o nascimento dos idiomas modernos foi (e é) altamente dinâmico, em virtude do contato, pacífico ou não, entre os mais diversos povos.
      Quanto ao Brasil, é claro que pode ser muito diferente do que é hoje: tem de haver mais educação para o civismo, para a responsabilidade social, para a consciência política... Sim, há um longo caminho à frente. Mas é preciso caminhar, concorda?

      Excluir

Democraticamente, comentários e debates construtivos serão bem-recebidos. Participe!
Devido à natureza dos assuntos tratados neste blog, todos os comentários passarão, necessariamente, por moderação, antes que sejam publicados. Comentários de caráter preconceituoso, racista, sexista, etc. não serão aceitos. Entretanto, a discussão inteligente de ideias será sempre estimulada.