terça-feira, 5 de julho de 2011

Os Esportes no Brasil do Século XIX e Início do Século XX - Parte 3

Dentro do universo de personagens da obra de Machado de Assis, Escobar não é o único nadador, mas é, de longe, o mais famoso:
" — Você entra no mar amanhã?
— Tenho entrado com mares maiores, muito maiores. Você não imagina o que é um bom mar em hora bravia. É preciso nadar bem, como eu, e ter estes pulmões, disse ele batendo no peito, e estes braços; apalpa.
Apalpei-lhe os braços, como se fossem os de Sancha. Custa-me esta confissão, mas não posso suprimi-la; era jarretar a verdade. Não só os apalpei com essa ideia, mas ainda senti outra coisa; achei-os mais grossos e fortes que os meus, e tive-lhes inveja; acresce que sabiam nadar." (*)
Deixemos, por hora, Escobar, Bentinho, Sancha, Capitu - a natação é o que nos interessa, já que sempre foi, dentre os esportes aplicados à educação da juventude, um dos mais valorizados, pois nenhuma mente sensata haveria de negar sua utilidade prática, desde que o nadador não desafiasse mares encapelados.
Há algum tempo escrevi uma postagem sobre trajes de banho de antigamente. Vão aqui mais algumas imagens bastante elucidativas sobre o mesmo tema.
A primeira delas, que apareceu em O Malho, publicação carioca de 16 de dezembro de 1922, mostra vários campeões em provas de natação. Fortes, atléticos, olhar determinado, esses jovens se parecem muito com os nadadores atuais, a não ser pelos trajes de banho (ainda que lembrem, remotamente, os maiôs tecnológicos há pouco proibidos em competições oficiais, que ajudaram muita gente a obter tempos excelentes em suas provas.


Já a segunda foto, leitor... Apareceu em A Cigarra, edição de 29 de agosto de 1914, e retrata, nem mais e nem menos, que um grupo de banhistas no Guarujá. A data está absolutamente correta, não era carnaval, não! Em se tratando de modelitos para banho, temos aqui, a meu ver, um grupo recordista.



(*) MACHADO DE ASSIS  Dom Casmurro


Para ler mais sobre este assunto, acesse:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Democraticamente, comentários e debates construtivos serão bem-recebidos. Participe!
Devido à natureza dos assuntos tratados neste blog, todos os comentários passarão, necessariamente, por moderação, antes que sejam publicados. Comentários de caráter preconceituoso, racista, sexista, etc. não serão aceitos. Entretanto, a discussão inteligente de ideias será sempre estimulada.