segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

Manifestação popular contra a escravidão em janeiro de 1888

Um incidente ocorrido no começo de 1888 ilustra bem o fato de que, no ano da abolição definitiva da escravidão no Brasil, a opinião popular, ao menos em áreas urbanas, era francamente favorável à libertação imediata dos cativos. Aconteceu em Campinas - SP,,em 23 de janeiro de 1888, poucos meses antes, portanto, da Lei Áurea (¹). 
Vamos aos fatos. Segundo afirmou Osório Duque-Estrada (²) em A Abolição, manifestantes se juntaram para hostilizar capitães do mato, que vinham trazendo escravos fugitivos. Lembrem-se, leitores, de que era assim desde os dias coloniais. Um escravo fugia, um capitão do mato ia procurá-lo. Acontece que um dos que participavam do protesto acabou preso, e foi aí que aquele que poderia ser apenas mais um incidente sem grande repercussão, ganhou notoriedade, em decorrência da ação popular. Nas palavras de Duque-Estrada:
"[...] Em desafronta, o povo cercou a cadeia, soltou o preso (³) e apedrejou a tropa. Esta reagiu e travaram-se tiroteios até às onze horas da noite, havendo grande número de feridos de um lado e de outro. [...]" (⁴)
A Abolição, portanto, não foi tão pacífica assim... Não houve nenhuma guerra para que ocorresse, é verdade, mas havendo ainda que defendia a escravidão com unhas e dentes, havia, também, quem se dispunha a acabar com ela, por bem ou por mal. Este não foi, é claro, o único incidente da espécie.
 
(1) 13 de maio de 1888.
(2) 1870 - 1827.
(3) A maioria das cadeias desse tempo não se notabilizava pela segurança.
(4) DUQUE-ESTRADA, Osório. A Abolição. Brasília: Ed. Senado Federal, 2005, p. 181.


Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Democraticamente, comentários e debates construtivos serão bem-recebidos. Participe!
Devido à natureza dos assuntos tratados neste blog, todos os comentários passarão, necessariamente, por moderação, antes que sejam publicados. Comentários de caráter preconceituoso, racista, sexista, etc. não serão aceitos. Entretanto, a discussão inteligente de ideias será sempre estimulada.