quinta-feira, 17 de junho de 2021

Como um império poderia ser duradouro, de acordo com Plutarco

Há algum império que tenha começado na Antiguidade e, sempre forte, permaneça até hoje? Eu não conheço nenhum, embora sempre ocorra, na cabeça de alguns humanos, certas fantasias nesse sentido. A propósito, leitores, já estão neste blog duas postagens que tratam da decadência de grandes impérios, uma mostrando a perspectiva de Heródoto, outra a de Sêneca, sobre esta questão intrigante.
Plutarco, que era grego e viveu entre o Século I e o II d.C., abordou o assunto pela lógica oposta, ou seja, a daquilo que seria desejável para a perpetuação de um império. Tratando da vida de Licurgo, o legislador espartano, escreveu: "[...] é preciso, para que impérios sejam duradouros e neles prosperem os diversos ramos de conhecimento e gênio, que aqueles que governam sejam pessoas moderadas, nem odiadas pelo povo por sua crueldade e nem tidas em pouca conta por sua falta de firmeza" (*).
Poderíamos conjecturar se, observando o mundo romano à sua volta, e considerando o que fora a Grécia no passado, Plutarco estaria, indiretamente, prognosticando dias maus para Roma. Quem saberá dizer? Duvido, no entanto, que certo autor florentino que viveu muitos séculos mais tarde e que, entre outras ocupações, gastou tempo em escrever sobre a conservação de "principados", estivesse integralmente de acordo com o pensamento de Plutarco aqui exposto, ainda que, como se sabe, nem mesmo quem adotou (ou tentou adotar) suas ideias, tenha conseguido estabelecer um império perpétuo. Talvez algum dia ainda falamos disso.

(*) PLUTARCO. Vitae parallelae. O trecho citado foi traduzido por Marta Iansen, para uso exclusivamente no blog História & Outras Histórias.


Veja também:

2 comentários:

  1. Não me vou alongar sobre o apogeu e a decadência dos impérios, num padrão muito constante. Repare, Marta, que o último império que tivemos, o americano, já entrou em fase de decadência.
    Quem se seguirá? O império chinês? Fica a questão, meramente especulativa.

    É sempre um gosto passar por aqui. Fique bem. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se podemos falar exatamente em um "império americano" - depende um pouco do conceito empregado. Se assumirmos que esse rótulo é plausível, podemos falar também de um Império Britânico, não só de nome, que o antecedeu. Mas um e outro caso estão longe do significado do Império Romano, por exemplo, com sua autoridade explícita sobre uma multidão de nações.
      Seja como for, todos têm algo em comum: começam pequenos, se desenvolvem, chegam ao auge e declinam. Nem mesmo o poderosíssimo Egito da Antiguidade, hegemônico por mais de mil anos, escapou a essa sina. Conclusão óbvia: nunca houve neste planeta um império perpétuo. Aos que acham que a História não serve para nada, fica nisso uma lição importante, concorda?

      Excluir

Democraticamente, comentários e debates construtivos serão bem-recebidos. Participe!
Devido à natureza dos assuntos tratados neste blog, todos os comentários passarão, necessariamente, por moderação, antes que sejam publicados. Comentários de caráter preconceituoso, racista, sexista, etc. não serão aceitos. Entretanto, a discussão inteligente de ideias será sempre estimulada.