terça-feira, 1 de junho de 2021

Culparam-se os banhos e a pesca pelas febres intermitentes

Quem causava as "febres" diversas, endêmicas, no Século XIX, na Província de Mato Grosso? João Severiano da Fonseca, médico veterano da Guerra do Paraguai e integrante da comissão designada para demarcar as fronteiras do Brasil com a Bolívia, atribuiu as enfermidades, como muitos outros o fizeram, aos "miasmas" emanados por elementos em decomposição nas águas de rios e pântanos: "[...] as miríades de peixes e de anfíbios aí vindos na enchente, presos e mortos na estagnação e putrefazendo-se na seca; esse imenso prado aquático, que também morre e apodrece, são, com efeito, um foco perene de febres miasmáticas [...] quando o nímio ardor do sol, no verão, as putrefaz, fermenta e evapora" (¹). Disse ainda: "[...] há miasmas organizados em suspensão, [...] cheios de vida e que volteiam na atmosfera, corrompendo a pureza do ar respirável" (²).
Mas não foi só. Culpou, também, "a frequência dos banhos ao rigor do sol, em águas às vezes encharcadas e quentes, e sob quaisquer condições fisiológicas em que estejam os banhistas, após as refeições ou suarentos e cansados" (³), crendo que esse hábito explicaria, ao menos parcialmente, a ocorrência das febres intermitentes.
Indo mais longe, responsabilizou até a atividade pesqueira pelas doenças: "Quase que o dia inteiro passa essa gente sobre as águas, pescando, mais por hábito do que por necessidade, expostos aos raios do sol, cujos ardores buscam mitigar atirando-se frequentemente ao rio, expostos às emanações mais ou menos nocivas dos detritos aquáticos, comburidos ao nímio calor do sol" (⁴). E concluiu, enfaticamente: "Com tais hábitos não é de estranhar o envenenamento palustre, mas sim a pouca intensidade dos seus efeitos" (⁵).
Tão perto da causa do problema, mas, ao mesmo tempo, tão longe! João Severiano da Fonseca negou, com acerto, que a sugestão que se fazia em seu tempo, de plantar árvores para purificar o ar, pudesse ter alguma eficácia contra as febres, porque nem todas as florestas do mundo teriam essa capacidade. Não teve a ideia, contudo, de notar que, nas regiões em que principalmente havia água parada, existiam, também, zumbindo ao redor, nuvens, e nuvens muito incômodas, não de chuva, mas de mosquitos. Enquanto isso, os Anopheles, Aedes e companhia tinham liberdade para viver, procriar, voar e, tranquilamente, espalhar doenças Brasil afora. Os humanos é que sofriam por causa deles. 

(1) FONSECA, João Severiano da. Viagem ao Redor do Brasil 1875 - 1878 Volume 1. Rio de Janeiro: Typographia de Pinheiro e C., 1880, p. 171.
(2) Ibid., p. 172.
(3) Ibid., p. 173.
(4) Ibid., p. 174.
(5) Ibid., p. 175.


Veja também:

2 comentários:

  1. Nota-se, pelo que se lê, que João Severiano da Fonseca era uma pessoa bem intencionada, com uma grande vontade de resolver o problema. Mas isso, por vezes, não chega.

    Uma boa semana, Marta :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se quisermos ser justos, devemos considerar que fez muita coisa para resolver alguns problemas relacionados às práticas de saúde (embora não se mencione isto neste post). Mas, como é óbvio, estava limitado pelo arsenal de conhecimentos científicos disponíveis em seu tempo. Não é assim, em muitos casos, o que se vê até hoje?

      Excluir

Democraticamente, comentários e debates construtivos serão bem-recebidos. Participe!
Devido à natureza dos assuntos tratados neste blog, todos os comentários passarão, necessariamente, por moderação, antes que sejam publicados. Comentários de caráter preconceituoso, racista, sexista, etc. não serão aceitos. Entretanto, a discussão inteligente de ideias será sempre estimulada.