quinta-feira, 24 de junho de 2021

Em algumas cabeças medievais

Isto aqui já foi o auge da moda, a certa altura da Idade Média. Se quiserem mais exatidão, leitores, foi no Século XV:

Chapéu com chifres, Século XV (¹)

Alguém de vocês usaria um chapéu tão cheio de estilo como este?! Duvido. Não pensem que chapéus com chifres foram eventualmente usados como parte de fantasias no carnaval em Veneza ou como uma versão feminina dos capacetes vikings. Eram artigos de luxo, destinados às damas da nobreza que iam a grandes festas e que tinham acesso aos tecidos finos e joias requeridos, sendo nisso imitadas por gente de condição social inferior, com menos recursos, mas com um desejo insaciável de desfilar pelas ruas com algo tão atraente, ainda que de confecção menos dispendiosa (²).
Pode-se facilmente imaginar que não faltou oposição ao estranho acessório. Os chifres foram ficando cada vez mais longos, de modo que não era raro encontrar alguns com quase um metro de comprimento. Suponho que devia ser bastante incômodo andar com uma coisa dessas na cabeça. Ainda assim, a mania continuava a fazer adeptas. O clero acusou a moda de imoralidade e tentou, por meios que iam além das palavras, fazê-la cessar. Inutilmente, porém. 
Depois de algum tempo, contudo, os chapéus com chifres deixaram de ser novidade (³) e foram, afinal, abandonados. Hoje servem apenas para nos fazer rir, como tantas outras modas (⁴).

(1) Cf. ARIA et ANDERSON. Costume: Fanciful, Historical and Theatrical. London: Macmillan and Co., 1906, p; 41. A imagem foi editada para facilitar a visualização neste blog.
(2) Parece que, desde então, o mundo não mudou muito.
(3) Como quase sempre acontece. 
(4) Tentem lembrar-se, leitores, de alguma coisa estranha que já usaram, e contem o que foi, deixando um comentário.


Veja também:

4 comentários:

  1. Já não bastava o cinto de castidade, ainda tinham que transportar algo mais acima. Uma barra muito pesada. :)

    Um bom final de domingo, Marta.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante. Será que esses chapéus voltam ao menos em desfiles de moda?

    ResponderExcluir

Democraticamente, comentários e debates construtivos serão bem-recebidos. Participe!
Devido à natureza dos assuntos tratados neste blog, todos os comentários passarão, necessariamente, por moderação, antes que sejam publicados. Comentários de caráter preconceituoso, racista, sexista, etc. não serão aceitos. Entretanto, a discussão inteligente de ideias será sempre estimulada.