terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Papiros sagrados

Para os antigos egípcios, o papiro era uma
planta sagrada
Papiros (Cyperus papyrus) forneceram, como se sabe, a matéria-prima para um dos mais importantes suportes de escrita da Antiguidade, que, por essa razão, foi também chamado papiro. Os egípcios desenvolveram a técnica de prensagem das fibras de papiro, obtendo assim um material em que podiam escrever, e fizeram disso, também, um importante comércio. Desse modo, não só os egípcios usavam papiros para escrever, como também povos que viviam em regiões adjacentes e o importavam.
Há, porém, sobre o papiro, um fato tão curioso quanto interessante, que talvez não seja muito conhecido: para os antigos egípcios, todo e qualquer objeto feito de papiro (e não apenas o "papel") era considerado sagrado. Por quê?
A resposta vem da mitologia. Ísis, à procura do corpo de Osíris (que fora morto pelo irmão perverso, cuja intenção era usurpar o governo de Tebas), construiu uma embarcação usando papiros das margens do Nilo, e com tão útil meio de transporte pôde seguir viagem, na qual experimentou muitas aventuras. Por ter servido nobremente à deusa é que desde então - diziam os egípcios - o papiro se tornara uma planta sagrada. Ora, leitores, sagrada ou não, prestou bons serviços à humanidade. Que seria de muitas bibliotecas expressivas do passado se não fossem os papiros?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Democraticamente, comentários e debates construtivos serão bem-recebidos. Participe!
Devido à natureza dos assuntos tratados neste blog, todos os comentários passarão, necessariamente, por moderação, antes que sejam publicados. Comentários de caráter preconceituoso, racista, sexista, etc. não serão aceitos. Entretanto, a discussão inteligente de ideias será sempre estimulada.