terça-feira, 8 de dezembro de 2020

A presença de automóveis levou à introdução de novas regras no trânsito

Enquanto o movimento nas ruas se restringia a pedestres e veículos com tração animal, não era muito grande a necessidade de sinalização para disciplinar o trânsito. A entrada em cena dos veículos automotores provocou alterações significativas no que, até então, e com algumas horripilantes exceções, fora um cenário quase bucólico. Guardas de trânsito munidos de apito, placas e, mais tarde, sinalização automática (que deixa de funcionar e até hoje leva os centros urbanos ao caos quando há algum problema na rede elétrica), vieram anexar seus préstimos para diminuir a confusão. Se vocês, leitores, já viram algum filme mostrando as ruas de uma grande cidade por volta da década de vinte do século passado, sabem do que estou falando. 
Para a geração que crescera antes da aparição dos automóveis talvez parecesse difícil a ideia de ter de parar nas esquinas, esperando autorização para atravessar uma rua ou avenida. A obediência às regras, agora, não era só para condutores de veículos. Pedestres, de boa ou má vontade, também tiveram que adotar novos hábitos, em proveito da própria segurança. O cartoon abaixo, que apareceu na revista carioca O Malho no ano de 1926, oferece, com humor, uma ideia do desagrado dos que estavam aprendendo a esperar a vez, quando queriam atravessar uma rua:


Diz a legenda:
"- Ora viva, "seu" Praxedes! Há quanto tempo!
- Estive preso.
- Preso?!
- É verdade. Ali na esquina, esperando que o guarda abrisse o sinal." (*)

(*) O MALHO, Ano XXV, nº 1266, 18 de dezembro de 1926, p. 22. O original pertence à BNDigital. A imagem foi editada para facilitar a visualização neste blog.


Veja também:

2 comentários:

  1. Ninguém gosta de mudanças, porque será? No entanto, já o grande poeta luso, Luís Vaz de Camões, na época quinhentista, escrevia que "mudam-se os tempos, mudam-se as vontades". Mas há sempre resistências, é bom de ver.

    Um bom final de terça-feira :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se, neste caso, concordo integralmente com Camões. Vejo certa permanência na humanidade, enquanto mudanças ocorrem apenas na superfície. Ou não?

      Excluir

Democraticamente, comentários e debates construtivos serão bem-recebidos. Participe!
Devido à natureza dos assuntos tratados neste blog, todos os comentários passarão, necessariamente, por moderação, antes que sejam publicados. Comentários de caráter preconceituoso, racista, sexista, etc. não serão aceitos. Entretanto, a discussão inteligente de ideias será sempre estimulada.