segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Do medo da varíola à Revolta da Vacina

Na pequena São Paulo do Período Colonial a doença mais temida era, provavelmente, a varíola. Matava, e quando não o fazia, deixava o(a) sobrevivente com a fisionomia deformada.
São frequentíssimas as mortes que, na Nobiliarchia Paulistana, Pedro Taques de Almeida Paes Leme atribui a "bexigas":
"D. Maria de Araújo da Ascensão [...] faleceu de bexigas com avançada idade..."; "Desde 1727 em que principiou a perceber o real erário o dízimo dos quintos do ouro das ditas minas de Goiases até o 1º de janeiro de 1738, em que acabou a vida de enfermidade de bexigas em São Paulo o capitão Bartolomeu Paes de Abreu..."; "Ângelo de Góes Cardoso, que faleceu de bexigas indo para Coimbra..."; "Catarina da Silva d'Horta, que faleceu de bexigas em 1769..."; "Dona Maria, que tendo bexigas em tenros anos, perdeu os olhos a efeitos do veneno desta maligna enfermidade...".
Creio, leitores, que, para nosso propósito, já é mais do que suficiente.
A vacinação antivariólica foi introduzida no Brasil em fins do Século XVIII, ao que parece pelo Barão de Langsdorff (¹), e a pedido do então príncipe-regente D. João, mais tarde D. João VI. Desde então, era possível imunizar a população, e muitos o faziam, tendo o cuidado de vacinar inclusive os escravos - se não por caridade cristã, ao menos para "preservar o patrimônio".
Outro ponto significativo é que já se falou e/ou escreveu bastante contra a postura do governo brasileiro, particularmente do então diretor de Saúde Pública, Oswaldo Cruz, durante a chamada Revolta da Vacina, em novembro de 1904. Nesse sentido, alegam alguns que a vacina era uma novidade e, portanto, desconhecida da população, que não sendo devidamente informada pelo governo, manifestou-se contrária a tamanho autoritarismo.
Ora, sendo a vacinação contra a varíola conhecida e usada no Brasil desde os últimos anos do Século XVIII, a defesa dessa ideia não parece ter muito fundamento. Que a população tinha medo da vacina é fato, assim como havia quem não quisesse, por excesso de recato, que as senhoras da família fossem vacinadas. Também é verdade que havia um número muito grande de imigrantes, recém-chegados ao Brasil, que talvez não tivessem grande intimidade com procedimentos médicos. Aliás, é justamente entre a população imigrante, levando em conta suas origens, que podem ser procuradas algumas das causas autênticas para a revolta de 1904.
Motivos para revolta? Havia, por certo (²). Não estava, entre eles, porém, o ser a vacina uma novidade no Brasil.

A vacinação era, em 1904, assunto corrente nas revistas humorísticas (³)

(1) O mesmo que liderou a Expedição que recebeu seu nome.
(2) Pode-se supor, racionalmente, que ninguém sairia quebrando a iluminação pública, virando bondes ou construindo barricadas à custa do calçamento das ruas sem alguma justificativa plausível. Entre a população de imigrantes que não queria ser vacinada podia ser vista uma ou outra bandeira anarquista, remetendo, portanto, a questões políticas e trabalhistas que haviam atravessado o Atlântico em companhia dos trabalhadores que procuravam um novo país para viver. Outras linhas ideológicas também estavam presentes.
(3) O ESFOLADO, Ano 1, nº 1, 16 de setembro de 1905.  O original pertence à BNDigital; a  imagem foi editada para facilitar a visualização neste blog.


Veja também:

2 comentários:

  1. Que estranho, uma vacina estar entre os motivos de uma revolta.... Desconhecia este episódio da história do vosso país.
    Beijinho, uma doce semana
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hmmm, e foi uma revolta das mais cabeludas. No início do Século XX as cidades brasileiras viviam enfrentando surtos de febre amarela, dengue, varíola e outras doenças. O presidente da época, Rodrigues Alves, nomeou, para tratar do problema, o mais competente médico-sanitarista do País, Oswaldo Cruz. O problema é que não era fácil convencer a população, muito ignorante, de que doenças podiam ser transmitidas, por exemplo, por picadas de mosquitos, e que, portanto, era preciso eliminar os locais em que mosquitos podiam procriar. Isso significava ter de vistoriar as casas, e as pessoas não gostavam da ideia. Além disso, era indispensável a vacinação contra a varíola que, na época, era usualmente aplicada no alto da coxa (já conversei com muitos idosos que confirmaram essa informação).
      Ora, imagine só, um enfermeiro chegando a uma casa para vacinar a família, e aquelas senhoras tendo de remover, diante dele, saias que usavam uns treze metros de tecido para confecção... Muita gente achava que era um absurdo, um desrespeito, e por aí vai.
      Revoltosos tomaram o controle de vários bairros da capital (Rio de Janeiro, naquele tempo), fizeram barricadas, quebraram lojas, arruinaram bondes, postes de iluminação pública, usavam bandeiras anarquistas, cantavam a "Internacional" e a "Marselhesa"... Ufa, que confusão!
      Sim, só por causa da vacina, mas talvez, também, como uma expressão da revolta popular contra problemas que afetavam o quotidiano da população mais pobre, embora muita gente importante tenha se envolvido em tentativas de impedir a vacinação, como o fizeram, por exemplo, vários deputados, e até alunos de escolas militares.

      Excluir

Democraticamente, comentários e debates construtivos serão bem-recebidos. Participe!
Devido à natureza dos assuntos tratados neste blog, todos os comentários passarão, necessariamente, por moderação, antes que sejam publicados. Comentários de caráter preconceituoso, racista, sexista, etc. não serão aceitos. Entretanto, a discussão inteligente de ideias será sempre estimulada.