quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Horário de partida dos trens... Em 1867

A postagem de hoje é um complemento à da última terça-feira, dia 9 de outubro, em que tratou-se das mercadorias que eram transportadas nas ferrovias paulistas no século XIX - através da tabela de tarifas que então se cobravam na Estrada de Ferro Santos-Jundiaí é possível, como se mostrou, obter uma visualização (mental) do que ocorria diariamente  nas estações ferroviárias da época. O que temos, a seguir, é a tabela divulgada em 4 de fevereiro de 1867 e publicada no dia seguinte  no jornal Correio Paulistano, na qual eram estipulados os horários (horas e minutos!) de partida dos trens da Santos-Jundiaí em suas diversas estações ferroviárias. Como se vê pelo anúncio, estes horários referiam-se exclusivamente aos trens de passageiros, e não aos que eram dedicados  ao transporte de cargas.
Tentem imaginar, leitores, o som da Maria-Fumaça...
Uma viagem, em qualquer dos sentidos, tinha a duração de 5 horas e 45 minutos. Pela manhã, saía a composição de Jundiaí às 6 horas e 15 minutos, chegando a Santos às 12 horas; no sentido inverso, saía de Santos à 1 hora (ou 13 horas, como queiram), chegando a Jundiaí no início da noite, ou seja, às 6 horas e 45 minutos (ou 18 horas e 45 minutos).
Agora, imaginem isso, em uma tarde morna e preguiçosa, com o cheiro do carvão a queimar-se na locomotiva a vapor! Só mais tarde é que o carvão (importado da Inglaterra) seria substituído por madeira. Tem mais. Lembram-se das modas de vestuário do século XIX? Senhores usando cartolas e casacas de casimira importada, senhoras com longos vestidos e chapéus rebuscados? Pensemos agora em toda essa gente dentro de carros apertadinhos, dotados de janelas minúsculas, nada favoráveis à ventilação, e vai-se embora qualquer visão romântica das viagens pelas ferrovias daqueles tempos. Ou não?



Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Democraticamente, comentários e debates construtivos serão bem-recebidos. Participe!
Devido à natureza dos assuntos tratados neste blog, todos os comentários passarão, necessariamente, por moderação, antes que sejam publicados. Comentários de caráter preconceituoso, racista, sexista, etc. não serão aceitos. Entretanto, a discussão inteligente de ideias será sempre estimulada.