domingo, 6 de fevereiro de 2011

História contrafactual - Parte 2

1. Se Júlio César não houvesse sido assassinado em 15 de março de 44 a.C., quais seriam as possibilidades de que acabasse declinando politicamente, de modo que a República romana sobrevivesse?

2. Se Cleópatra e Marco Antônio houvessem decidido enfrentar as forças de Augusto, vencendo-as, em que isso afetaria o posterior desenvolvimento do que se conhece como Império Romano?

3. Que consequências haveria para movimentos como o Renascimento e a Reforma Protestante se a imprensa de tipos móveis não houvesse sido inventada no século XV?

4. Se a colonização da América por Europeus tivesse começado cem anos mais tarde, que diferenças haveria? (Haveria alguma diferença?)

5. Como seria se, em lugar de os europeus terem chegado à América em 1492, fossem os nativos americanos que houvessem ido à Europa?

6. Em que nossa opinião sobre a obra de J. S. Bach poderia ser alterada se Mendelssohn nunca houvesse encontrado e divulgado os manuscritos da Paixão Segundo São Mateus?

7. Qual seria hoje a posição social das mulheres no mundo ocidental se, durante as duas guerras mundiais, o mercado de trabalho não houvesse precisado delas desesperadamente?

8. O nazismo teria vindo à existência e finalmente chegado ao poder ainda que Adolf Hitler houvesse morrido em combate durante a Primeira Guerra Mundial?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Democraticamente, comentários e debates construtivos serão bem-recebidos. Participe!
Devido à natureza dos assuntos tratados neste blog, todos os comentários passarão, necessariamente, por moderação, antes que sejam publicados. Comentários de caráter preconceituoso, racista, sexista, etc. não serão aceitos. Entretanto, a discussão inteligente de ideias será sempre estimulada.