quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Que tal embutir a rede elétrica?

Cidades que conservam um razoável patrimônio histórico têm, em virtude disso, um enorme potencial turístico. Embora esse potencial nem sempre seja explorado convenientemente, não há dúvida de que pode acrescentar muito às possibilidades econômicas de uma localidade. Nesse caso, espera-se que a administração pública faça o necessário para não apenas divulgar o patrimônio histórico com o objetivo de atrair turistas, mas que também venha a empenhar-se em dar aos visitantes condições satisfatórias para uma estada agradável, estimulando um possível retorno, algum dia. Isso inclui não só manter os locais históricos em condições excelentes (o que é óbvio), mas também favorecer o setor de hotéis e restaurantes, além de prover condições adequadas de informação e transporte. Infelizmente, não é o que acontece, em muitos casos.
É evidente a diferença entre lugares com e sem a
rede elétrica encobrindo o cenário
Tenho observado, porém, mesmo em locais até bem preservados, que por vezes os turistas precisam ter habilidades verdadeiramente ginásticas se quiserem obter boas fotos. A razão é simples: o emaranhado da rede elétrica, diante de locais importantes, torna difícil, senão impossível, registrar e levar para casa (e, claro, para as redes sociais), o momento da visita, por vezes tão aguardada. Não creio que seja alguma missão inexequível embutir a fiação, deixando a vista livre para ser devidamente apreciada. Essa providência, já adotada em alguns lugares (inclusive com a uso de um novo tipo de iluminação, que poderíamos chamar "de época"), enriquece bastante a experiência do turismo histórico. Fica aqui, portanto, a sugestão aos administradores municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Democraticamente, comentários e debates construtivos serão bem-recebidos. Participe!
Devido à natureza dos assuntos tratados neste blog, todos os comentários passarão, necessariamente, por moderação, antes que sejam publicados. Comentários de caráter preconceituoso, racista, sexista, etc. não serão aceitos. Entretanto, a discussão inteligente de ideias será sempre estimulada.