quinta-feira, 31 de outubro de 2019

A descrição do tuiuiú em um livro escrito no Século XVI

Tuiuiú (Jabiru mycteria)

Tuiuiú admirando o pé
O tuiuiú, também chamado jaburu (Jabiru mycteria), é uma ave identificada com o Pantanal, a ponto de ser considerada símbolo desse bioma, mas pode, também, ser encontrada em outras áreas da América do  Sul. Gabriel Soares, que viveu na Bahia no Século XVI e fez algumas expedições ao interior, mas que certamente nunca esteve no Pantanal, assim descreveu o tuiuiú em seu Tratado Descritivo do Brasil em 1587:
"Tuiuiú é uma ave grande, de altura de cinco palmos, tem as asas pretas, o papo vermelho (¹), e o mais branco; tem o pescoço muito grande e o bico de dois palmos de comprido (²); fazem os ninhos no chão (³), em montes muito altos, onde fazem grande ninho, em que põem dois ovos (⁴), cada um como um grande punho; mantêm os filhos com peixe dos rios, o qual comem primeiro e recozem-no no papo, e depois [...] repartem-no pelos filhos." (⁵)
Nem todas as informações de Gabriel Soares estão corretas (veja as notas abaixo). O que chega a ser uma surpresa é que, em uma época na qual quase todos os colonizadores estavam preocupados em alcançar enriquecimento rapidamente, este senhor de engenho, fugindo ao padrão, não só tinha curiosidade em investigar a fauna e a flora do Brasil, como ainda dedicava tempo para escrever sobre suas descobertas. Nós, do Século XXI, lhe agradecemos por isso.

(1) Essa e outras características evidenciam que o tuiuiú de que falava Gabriel Soares é mesmo o também chamado jaburu (Jabiru mycteria) e não o cabeça-seca (Mycteria americana).
(2) Há algum exagero nisso.
(3) Os ninhos são feitos geralmente em árvores.
(4) O número de ovos pode ser superior a dois.
(5) SOUSA, Gabriel Soares de. Tratado Descritivo do Brasil em 1587. Rio de Janeiro: Laemmert, 1851, p. 225.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Democraticamente, comentários e debates construtivos serão bem-recebidos. Participe!
Devido à natureza dos assuntos tratados neste blog, todos os comentários passarão, necessariamente, por moderação, antes que sejam publicados. Comentários de caráter preconceituoso, racista, sexista, etc. não serão aceitos. Entretanto, a discussão inteligente de ideias será sempre estimulada.