quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Boxe!

Desconheço, leitores, a existência de algum modo meigo de narrar uma luta de boxe. Porém, nesta descrição, que apareceu na revista paulistana A Cigarra em 15 de janeiro de 1924, o cronista esportivo arranhou o extremo da crueza, em uma legenda que vai aqui transcrita exatamente como foi publicada: 
"O campeão brasileiro Benedicto levado em triumpho pela multidão após o seu encontro de box, nesta capital (¹), contra o campeão tcheque-sloveno Frank Rose, a quem bateu, applicando-lhe um fortíssimo e magistral "cross" acima da sobrancelha esquerda em direcção à fronte, produzindo-lhe profunda ferida e atirando-o sobre o tapete." (²)

Na foto publicada em A Cigarra, o pugilista Benedicto é aclamado por uma multidão,
após derrotar seu oponente (¹)

No Brasil desse tempo, o boxe, assim como outros esportes, ainda engatinhava. Contudo, a foto permite a inferência de que era, já, capaz de despertar interesse de um público considerável. 

(1) São Paulo.
(2) A CIGARRA, Ano XII, nº 224, 15 de janeiro de 1924.
(3) Ibid. A imagem foi editada para facilitar a visualização neste blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Democraticamente, comentários e debates construtivos serão bem-recebidos. Participe!
Devido à natureza dos assuntos tratados neste blog, todos os comentários passarão, necessariamente, por moderação, antes que sejam publicados. Comentários de caráter preconceituoso, racista, sexista, etc. não serão aceitos. Entretanto, a discussão inteligente de ideias será sempre estimulada.