quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Greves de trabalhadores durante a República Velha

A República Velha foi marcada por um crescente movimento de trabalhadores. Embora 1917 seja rotulado como o ano da "Greve Geral" (não tão exageradamente geral assim), outras datas também merecem destaque pela intensidade das manifestações, que, sendo novidade no Brasil, geravam, em cadeia, a paralisação de várias atividades. Este aviso, publicado no ano de 1923 na revista paulistana A Cigarra, exemplifica a questão:
""A Cigarra" e a greve dos gráficos - A greve que se manifestou nas oficinas gráficas de São Paulo, determinando a sua paralisação coletiva, impediu-nos de publicar "A Cigarra" correspondente à segunda quinzena de fevereiro na devida data e levou-nos a reunir na presente edição, dupla, os números 202 e 203.
Já havíamos providenciado para imprimir a nossa revista no Rio de Janeiro, único lugar onde pudemos encontrar oficinas capazes em atividade, pois todos os estabelecimentos de São Paulo se fecharam, mas o serviço se restabeleceu nesta capital, ainda com tempo de aqui se fazer a impressão." (¹)


Sem entrar em detalhes quanto às reivindicações trabalhistas da época, pode-se dizer que algumas razões, de caráter geral, são importantes para entender o que acontecia:
  • Más condições de trabalho, porque, saído há pouco do escravismo, o país enfrentava problemas com empregadores que tinham dificuldade em lidar com o trabalho livre;
  • Governantes também tinham, não raro, ideias "herdadas" do escravismo;
  • Vinda de imigrantes que traziam consigo vivências de reivindicação de direitos trabalhistas, adquiridas quando ainda residiam na Europa;
  • Formação gradual no Brasil de uma camada numericamente expressiva de trabalhadores urbanos, cada vez mais conscientes de sua força para lutar por direitos;
  • Do cenário internacional, as notícias de manifestações de trabalhadores, greves e mesmo de investidas revolucionárias iam chegando pouco a pouco, dando ânimo aos que, no Brasil, participavam das lutas trabalhistas;
  • f) Finalmente, não se pode dizer que a República Velha foi um tempo muito pacífico: o cenário nacional, com a ocorrência de numerosas rebeliões (²), era propício para a difusão de movimentos de trabalhadores, reagindo às condições de vida opressivas, a que, com frequência, eram submetidos.


A legenda original da foto acima, publicada em 26 de julho de 1917, relativamente à chamada Greve Geral daquele ano, dizia: "Bandos de grevistas, na maioria mulheres operárias em várias fábricas desta capital, dirigindo-se ao largo do Palácio a fim de conferenciar com o sr. secretário da Justiça e Segurança Pública, a quem pediram providências contra o despropositado aumento dos gêneros de primeira necessidade." (³) 

(1) A CIGARRA, Ano X, nº 202 e 203, 15 de fevereiro e 1º de março de 1923.
(2) Revolta da Vacina, Revolta da Chibata e rebeliões tenentistas, só para citar algumas.
(3) A CIGARRA, Ano IV, n° 71, 26 de julho de 1917.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Democraticamente, comentários e debates construtivos serão bem-recebidos. Participe!
Devido à natureza dos assuntos tratados neste blog, todos os comentários passarão, necessariamente, por moderação, antes que sejam publicados. Comentários de caráter preconceituoso, racista, sexista, etc. não serão aceitos. Entretanto, a discussão inteligente de ideias será sempre estimulada.