quinta-feira, 27 de junho de 2019

Panelas, chaleiras, caldeirões e outros objetos das cozinhas de antigamente

Levantem a mão se concordarem, leitores: Utensílios de cozinha devem ser práticos, leves, e fáceis de usar e limpar, certo? Pois nem sempre foi assim.
Vejam só esta chaleira de ferro, datada do início do Século XX (¹); resolvi colocá-la sobre uma balança, que assinalou exatos três quilos e cento e setenta e três gramas:


Panelas e caldeirões
de ferro,
Séculos XIX e XX (²)
Imaginem, agora, o que era limpar uma coisa dessas, depois de ser usada em um fogão a lenha. Multiplique-se o esforço por todas as panelas, chaleiras, leiteiras e demais objetos de uma cozinha, talvez do Século XVIII ou XIX, em uma casa de fazenda, e ter-se-á um panorama que Dante talvez gostasse de incluir no inferno. A questão é que, no Brasil, até a penúltima década do Século XIX, cozinha era, quase sempre, lugar de trabalho de escravas.
Caçarola de cobre (³)
Mas, como se sabe, a escravidão acabou. Veio o Século XX e, aos poucos, tudo o que se relacionava a uma cozinha ganhou praticidade. Panelas e outros objetos ficaram mais leves e, com a expansão das redes de eletricidade, os eletrodomésticos foram fazendo sua estreia e ganhando espaço. Peço apenas a opinião de vocês para mais uma questão: Acham que essas transformações teriam ocorrido se a escravidão ainda existisse?

(1) Espero que saibam o que é. Serviam para aquecer a água, e não só para fazer chá. A proprietária gentilmente emprestou-a para que eu fizesse a foto que está nesta postagem.
(2) Pertencem ao acervo do Museu Histórico de Itapira - SP.
(3) Pertence ao acervo do Museu da Mina do Ouro, Araçariguama - SP.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Democraticamente, comentários e debates construtivos serão bem-recebidos. Participe!
Devido à natureza dos assuntos tratados neste blog, todos os comentários passarão, necessariamente, por moderação, antes que sejam publicados. Comentários de caráter preconceituoso, racista, sexista, etc. não serão aceitos. Entretanto, a discussão inteligente de ideias será sempre estimulada.