terça-feira, 3 de julho de 2018

Embaúbas

Embaúbas (¹) podem ser encontradas em quase todo o Brasil e em outros pontos do Continente Americano. Por seu aspecto curioso, atraíram a atenção de viajantes estrangeiros que passaram pelo Brasil em diversos momentos do Século XIX. Thomas Ender, por exemplo, um pintor vienense que esteve no Brasil durante o governo joanino, esboçou-as assim:

Embaúbas, de acordo com Thomas Ender (²)

J. M. Rugendas, que esteve no Brasil durante a terceira década do Século XIX, incluiu uma embaúba nesta gravura, cujo título em Malerische Reise in Brasilien é "Encontro de índios com viajantes europeus". Observem, leitores, na parte superior à direita:

"Encontro de índios com viajantes europeus", de acordo com Rugendas (²)

Um pouco mais tarde, o príncipe Adalberto da Prússia, que chegou ao Rio de Janeiro em 1842, anotou em suas recordações de viagem:
"Tinha um aspecto peculiar um grupo de embaúbas cujos troncos brancos, lisos e finos, enraizados numa colina ao lado do caminho, erguiam-se altos saindo do mato, e cuja pequena coroa era formada por grandes folhas recortadas pitorescamente, encostadas umas nas outras ou sobrepondo-se." (³)

Embaúba jovem, obra de Thomas Ender (²)

O tronco das embaúbas é oco. Alheias a todo o interesse de viajantes estrangeiros pelas espécies nativas da América, formigas fizeram e fazem residência confortável dentro dessas árvores. 

(1) Cecropia.
(2) Os originais pertencem à BNDigital. As imagens foram editadas para facilitar a visualização neste blog. 
(3) ADALBERTO, Príncipe da Prússia. Brasil: Amazonas - Xingu. Brasília: Senado Federal, 2002, p. 115.


Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Democraticamente, comentários e debates construtivos serão bem-recebidos. Participe!
Devido à natureza dos assuntos tratados neste blog, todos os comentários passarão, necessariamente, por moderação, antes que sejam publicados. Comentários de caráter preconceituoso, racista, sexista, etc. não serão aceitos. Entretanto, a discussão inteligente de ideias será sempre estimulada.