terça-feira, 24 de julho de 2018

Uma pequena igreja construída em taipa no Século XIX

O povoamento do Brasil Central ocorreu com maior intensidade a partir do Século XVIII, em resultado das expedições bandeirantes, da mineração e do estabelecimento de rotas de tropeiros. É nesse quadro que está inserida a origem de Planaltina - DF, com data incerta, mas ligada à presença na localidade de um artesão, o "mestre d'armas", que exercia o ofício de ferreiro. Os leitores certamente têm conhecimento de que, nesses tempos já distantes, um ferreiro era profissional bastante requisitado: quem mais iria dar forma às tão necessárias ferraduras dos cavalos? Seu trabalho, contudo, ia além. Devia saber trabalhar com armas, utensílios domésticos, e muitos outros objetos. Não surpreende, portanto, que ao redor da moradia de alguém com uma ocupação necessária e estratégica como essa, surgisse uma povoação.
No Século XIX, construiu-se ali, na localidade de Mestre d'Armas, uma pequena igreja de taipa, tendo São Sebastião por orago. Até onde se sabe, essa modesta, mas significativa edificação, é a mais antiga igreja dentro do Distrito Federal. As fotos abaixo darão uma ideia do que ela é.


















Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Democraticamente, comentários e debates construtivos serão bem-recebidos. Participe!
Devido à natureza dos assuntos tratados neste blog, todos os comentários passarão, necessariamente, por moderação, antes que sejam publicados. Comentários de caráter preconceituoso, racista, sexista, etc. não serão aceitos. Entretanto, a discussão inteligente de ideias será sempre estimulada.