domingo, 30 de setembro de 2012

Gente de má fama

"Os paulistas de hoje", escreveu o Padre Ayres de Casal no início do século XIX, "passam por uma boa gente; mas seus avoengos não o foram certamente." (¹) O que é que fazia o padre escritor ter deles opinião tão desfavorável?
A resposta vem com facilidade: era guiada pelo estigma de que paulistas eram a mesma coisa que bandeirantes, e estes, tidos como pouco melhores que demônios, principalmente por parte dos religiosos, que muito tempo depois ainda não esqueciam o desaforo de terem os jesuítas sido expulsos de São Paulo em 1640, quando o confronto entre padres e colonizadores, a respeito da escravização de índios, chegou ao auge.
Já o naturalista francês Auguste de Saint-Hilaire parecia ver as coisas de outro modo, com seu olhar de estrangeiro, (ao menos para esse propósito)  algo mais imparcial, ainda que contemporâneo de Ayres de Casal:
Monumento em Santana de Parnaíba que 
homenageia os 
bandeirantes que expandiram
os limites do território brasileiro (³)
"Sem nenhuma razão têm sido considerados como um vil ajuntamento de bandidos os primeiros habitantes da referida colônia, quando é certo que entre os companheiros de Martim Afonso contavam-se fidalgos de Portugal e da ilha da Madeira; todos, entretanto, deveriam, naturalmente, participar assim de vícios como das brilhantes qualidades dos homens de sua época; eram o que foram pelos meados do século XVI os outros portugueses. A uma fé ardente, mas pouco esclarecida, a uma generosidade levada à imprevidência, juntavam um espírito empreendedor e aventureiro, uma grande intrepidez, muito orgulho, o amor da glória, o desejo de adquirir riquezas para dispensá-las e brilhar, e sobretudo, uma rudeza de costumes contra a qual lutava, em vão, a inefável doçura do Cristianismo. Nenhum povo europeu era, na mesma época, isento dessa rudeza, e, se os paulistas a conservaram por tempo mais dilatado, foi devido à circunstância de se entreterem, continuadamente, com gigantescas incursões pelos sertões e com as constantes caçadas que organizavam contra os selvagens durante muitíssimos anos." (²)
Lembremo-nos, porém, que nem Ayres de Casal e nem Saint-Hilaire viveram no tempo dos bandeirantes. Suas opiniões eram fruto de analisar o que tinham ouvido ou lido a respeito. Talvez suas ideias fossem influenciadas pelos paulistas com que tinham alguma convivência, o que poderia ser matéria para outras considerações, além dos limites desta postagem.
Contrastes desconcertantes norteavam, no entanto, a vida desses paulistas-bandeirantes: iam ao sertão para apresar índios, levando como companheiros de "caçada" e mestres nas trilhas e nas manhas das selvas outros índios que já haviam escravizado; enfrentavam sem nenhum respeito os religiosos que tentavam, frequentemente em vão, defender os nativos que, nas reduções, eram catecúmenos, mas não raro levavam consigo, mato adentro, religiosos como capelães, e eram particularmente zelosos em fazer disposições quanto a serem sepultados no interior de igrejas, provendo ainda os recursos que assegurariam a contínua celebração de missas em favor de suas almas. Odiados como bandos de verdadeiras feras selvagens em forma humana, acabaram transformados em heróis que fizeram do território brasileiro o gigante de hoje, muito além da linha de Tordesilhas, independente de onde se considerasse que ela devia passar. Em suma, eram humanos, e quanto a serem vilões ou heróis, é uma questão que depende da perspectiva.
 
(1) CASAL, Manuel Ayres de. Corografia Brasílica, vol. 1. Rio de Janeiro: Impressão Régia, 1817, p. 222.
(2) SAINT-HILAIRE, A. Segunda Viagem a São Paulo e Quadro Histórico da Província de São Paulo. Brasília: Ed. Senado Federal, 2002, p. 140.
(3) A escultura em bronze é obra de Murilo Sá Toledo.


Veja também:

2 comentários:

  1. Parabéns pela matéria, isenta de opiniões políticas e se atendo à história. Muito obrigado. Paulista que sou gostei bastante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Giotto di Bondone, obrigada por visitar este blog.
      Vamos falar a verdade: nós, paulistas, olhamos para isto com uma pontinha de orgulho, não? rsrsrssssssssssssss

      Excluir

Democraticamente, comentários e debates construtivos serão bem-recebidos. Participe!
Devido à natureza dos assuntos tratados neste blog, todos os comentários passarão, necessariamente, por moderação, antes que sejam publicados. Comentários de caráter preconceituoso, racista, sexista, etc. não serão aceitos. Entretanto, a discussão inteligente de ideias será sempre estimulada.