domingo, 23 de setembro de 2012

Uma Torneira Pública Idosa, mas Eficiente


Torneira pública fabricada pela Companhia Mecânica e Importadora
de São Paulo (Jacutinga - MG)

A Companhia Mecânica e Importadora de São Paulo foi fundada, no ano de 1887, pelo empreendedor italiano, radicado no Brasil, Alessandro Vincenzo Siciliano. Fabricava um amplo espectro de ferragens e ferramentas, máquinas agrícolas (que começavam a ser produzidas no país), postes para iluminação pública, e muitos outros artigos, além de importar material ferroviário, o que, na época, era de grande significado, face à expansão da rede de ferrovias, particularmente em São Paulo.
Peças então produzidas por essa empresa podem bem fazer parte do acervo de museus - não seria nenhuma surpresa. Mas foi interessante ver uma torneira pública, produzida pela Companhia Mecânica e Importadora de São Paulo, ainda em pleno uso (com alguma adaptação, me parece), na cidade de Jacutinga (MG), no Parque Primo Raphaelli. Não deixa de ser curioso em nosso tempo, em que queremos coisas novas a cada instante, ver essa torneira pública idosa, mas em boa forma, ainda jorrando água fresca, tão eficientemente como o fazia em sua "juventude". É também uma lembrança de como se iniciou, em muitos lugares, um sistema público de abastecimento de água potável para a população. As fotos que ilustram esta postagem demonstram esse fato.
Fica, aqui, uma observação: Não valeria a pena restaurá-la?

A torneira pública, ainda em funcionamento


Publicado em 1º de agosto de 1915 na revista A Cigarra, este anúncio da Companhia Mecânica e Importadora
de São Paulo apresenta uma lista de produtos que ela fornecia.

Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Democraticamente, comentários e debates construtivos serão bem-recebidos. Participe!
Devido à natureza dos assuntos tratados neste blog, todos os comentários passarão, necessariamente, por moderação, antes que sejam publicados. Comentários de caráter preconceituoso, racista, sexista, etc. não serão aceitos. Entretanto, a discussão inteligente de ideias será sempre estimulada.