"Pelo tamanho, fazem-se notáveis os agigantados tuiuiús, os arteiros jaburus [...] e as corredoras emas, que são as avestruzes deste Continente."F. A. Varnhagen, História Geral do Brasil (¹)
Avestruz |
"... e emas tão grandes como as de África, umas brancas e outras malhadas de negro que, sem voarem do chão, com uma asa levantada ao alto, ao modo de vela latina, correm com o vento como caravelas..." (²)
Mais tarde, já no século XIX, a dificuldade em distinguir emas de avestruzes ainda persistia, até mesmo para um naturalista como Saint-Hilaire, de cujo diário de viagem ao Rio Grande do Sul e Uruguai, nos meses que antecederam a independência do Brasil, temos o seguinte trecho:
"Devorado pelas pulgas e mal acomodado, quando me deitava na carroça, preferi dormir sob a minha cama, sentindo-me muito bem com a troca. Região irregular com excelentes pastagens; não há feras, mas uma prodigiosa quantidade de jumentos selvagens, veados e avestruzes. No meio deste deserto constitui divertimento presenciar esses animais correrem nos campos. Os veados andam sempre em bandos. Como jamais são caçados, deixam-se ficar bem perto de nós, e os avestruzes igualmente não se mostram selvagens." (³)
Ema |
"Uma ema passou por nós seguida de três filhotes com a velocidade quase da flecha." (⁴)
Entretanto, se alguma dúvida fica para algum de meus leitores, eventualmente menos familiarizado com a fauna do Brasil, estão nesta postagem fotografias tanto de uma ema quanto de um/uma avestruz (segundo os dicionários, as duas possibilidades são aceitáveis), tornando viável uma comparação.
(1) VARNHAGEN, F. A. História Geral do Brasil vol. 1, 2ª ed. Rio de Janeiro: Laemmert, 1877, p. 11.
(2) História do Brasil. c. 1627.
(3) SAINT-HILAIRE, A. Viagem ao Rio Grande do Sul. Brasília: Senado Federal, 2002, p. 280.
(4) FLORENCE, Hércules. Viagem Fluvial do Tietê ao Amazonas de 1825 a 1829. Brasília: Ed. Senado Federal, 2007, p. 188.
Veja também:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Democraticamente, comentários e debates construtivos serão bem-recebidos. Participe!
Devido à natureza dos assuntos tratados neste blog, todos os comentários passarão, necessariamente, por moderação, antes que sejam publicados. Comentários de caráter preconceituoso, racista, sexista, etc. não serão aceitos. Entretanto, a discussão inteligente de ideias será sempre estimulada.