quarta-feira, 15 de abril de 2015

Teatro Amazonas

Fachada do Teatro Amazonas

O Teatro Amazonas é considerado, em Manaus, o mais célebre remanescente da brevíssima fase de prosperidade que o norte do Brasil viveu devido à exportação de borracha, nas últimas décadas do Século XIX e, já em declínio, no começo do Século XX. Graças a algumas restaurações, está em boa forma e não se deve deixar de visitá-lo.
As fotos são, neste caso, talvez mais úteis que as palavras. Transcrevo, porém, o que observou o general Aníbal Amorim, que esteve no Amazonas em 1909 e viu o teatro que era, ainda, espaço de sociabilidade para os magnatas da borracha e não, como hoje, alvo da curiosidade dos turistas:
"O Teatro Amazonas assenta no extremo mais elevado da avenida Eduardo Ribeiro. É avistado de qualquer ponto da cidade (¹). É uma das primeiras coisas que prendem a atenção de quem chega à linda princesa do rio Negro. O interior do teatro é simplesmente majestoso. O seu foyer só tem, entre nós, um competidor no nosso Municipal (²). É rodeado de imensas colunas, fingindo mármore. Decoram-no diversos quadros de De Angelis. Um desses quadros tem um sabor finamente regional: representa uma pequena fração da floresta Amazônica.
Veem-se ali os bustos de muitos dos grandes vultos do teatro moderno e contemporâneo. É todo iluminado a luz elétrica. [...]" (³)

Vista da sala de espetáculos
O fato de ser o teatro dotado de luz elétrica era, para a época, sensacional. Hoje, quem o visita, irá admirar o primor dos detalhes, mas ficará surpreso com as dimensões do auditório, que é muito pequeno (para os nossos padrões), mostrando, em silenciosa discrição, que a elite que tinha acesso aos espetáculos sofisticados não era exatamente numerosa, ainda que apreciasse exibir seu poderio econômico.

Vista externa do Teatro Amazonas

(1) Na cidade de seu tempo, naturalmente.
(2) Do Rio de Janeiro, então capital da República.
(3) AMORIM, Aníbal. Viagens Pelo Brasil. Rio de Janeiro / Paris: Garnier, s.d., pp. 156 e 157.


Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Democraticamente, comentários e debates construtivos serão bem-recebidos. Participe!
Devido à natureza dos assuntos tratados neste blog, todos os comentários passarão, necessariamente, por moderação, antes que sejam publicados. Comentários de caráter preconceituoso, racista, sexista, etc. não serão aceitos. Entretanto, a discussão inteligente de ideias será sempre estimulada.