quinta-feira, 18 de novembro de 2021

A salada de azeitonas de Catão

Bom dia, amigos leitores! Quais são os seus ingredientes favoritos para uma salada? Como está na moda experimentar receitas culinárias antigas, por mais estranhas que pareçam ao paladar médio dos ocidentais do Século XXI, apresento a vocês esta receita para uma salada de azeitonas, que não é minha, e sim de Marco Pórcio Catão, o austero romano que escreveu De agri cultura (¹). 
Primeiro, recomendou, era necessário escolher azeitonas variadas e cortá-las bem. Vinha, então, o "segredo", um tempero todo especial: "Adicione um tempero de azeite, vinagre, coentro, cominho, funcho, arruda e menta; misture em um prato de cerâmica e sirva com azeite" (²). Alguém se aventura a experimentar? (³)
Ora, meus amigos, como nosso interesse está no aspecto histórico dessa receita de Catão, devemos observar que, parcimonioso como era, esse romano que viveu entre 234 e 149 a.C. propôs o uso daquilo que podia ser facilmente encontrado em qualquer mercado da Península Itálica. Sua salada era composta, fundamentalmente, por coisas que sua propriedade agrícola ideal, descrita em De agri cultura, poderia produzir, e não por artigos dispendiosos, vindos de lugares distantes. 
Contudo, o sucesso militar de Roma e o relacionamento crescente com povos estrangeiros levaram os romanos a mudar de ideia, passando a apreciar tudo o que era exótico. Sugeridas por Apício em De re coquinaria, esquisitices vindas de terras remotas tornaram-se alta moda nas cozinhas em que os banquetes luxuosos do Império eram preparados. Catão morreu muito antes que a introdução de novos costumes pudesse ser, para ele, um grande desgosto. 

(1) Também chamada De re Rustica.
(2) CATÃO, Marco Pórcio. De re Rustica. O trecho citado foi traduzido por Marta Iansen, para uso exclusivamente no blog História & Outras Histórias
(3) Eu não testei, nem tenho a intenção de fazê-lo.


Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Democraticamente, comentários e debates construtivos serão bem-recebidos. Participe!
Devido à natureza dos assuntos tratados neste blog, todos os comentários passarão, necessariamente, por moderação, antes que sejam publicados. Comentários de caráter preconceituoso, racista, sexista, etc. não serão aceitos. Entretanto, a discussão inteligente de ideias será sempre estimulada.