terça-feira, 1 de setembro de 2020

Bandeirantes na floresta densa

Floresta amazônica

A bandeira, que contava em léguas o percurso de cada dia, agora avança aos passos, abrindo passagem a golpes de facão, desde que a vastidão do cerrado ficou para trás. Prosseguir pela mata densa, em que o emaranhado de cipós e plantas trepadeiras, tão característico das florestas da América do Sul, dificulta a caminhada, vai esgotando as forças, ao mesmo tempo em que lança um desafio aos brios dos sertanistas. O cansaço é evidente nos olhares angustiados, na pele curtida pelo sol e pelas picadas constantes de mosquitos, na sede e na fome que atormentam. 
Não obstante, ninguém fala em retroceder. Como voltar de mãos vazias? Que estranho é o senso de honra dessa gente!...
Um trovão faz tremer a terra e até as árvores. Uma pausa, outro trovão, e outro. A chuva que começa a cair seria bem-vinda para aliviar o calor, não fora a falta de um lugar para abrigo. Os raios aterrorizam os valentes que, colados ao chão, rezam para que a tempestade não acrescente vítimas à já dizimada bandeira que sofre com as doenças e com a falta de meios adequados para tratar ferimentos de toda ordem. Os homens têm as roupas em trapos, só os calções de couro ainda teimam, mal e mal, em resistir. 
Afinal, a chuvarada cessa, e, antes que anoiteça, os que vão à frente tentam abrir uma clareira onde possam armar as redes e passar a noite. Tudo está encharcado, não há como fazer fogo e preparar alguma comida. Com tão pouco para contentar o estômago, quase todos, em pensamento, recordam que longe, em casa, a essas horas, a panela de sopa, encarapitada no fogão a lenha, avisa, com o aroma, que é tempo de jantar. Com sorte, talvez voltem, algum dia, a estar em família.


2 comentários:

  1. Saber interpretar a História, dando-lhe cor e movimento sem a adulterar, deveria ser de cultivo obrigatório para qualquer historiador que se preze.
    Muito bem, Marta. Gostei muito.

    Uma boa semana :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A tendência hoje é a especialização (não só na historiografia). Isso é bom? Não sei.
      Obrigada por ler e comentar. Tenha um ótimo restante de semana.

      Excluir

Democraticamente, comentários e debates construtivos serão bem-recebidos. Participe!
Devido à natureza dos assuntos tratados neste blog, todos os comentários passarão, necessariamente, por moderação, antes que sejam publicados. Comentários de caráter preconceituoso, racista, sexista, etc. não serão aceitos. Entretanto, a discussão inteligente de ideias será sempre estimulada.