terça-feira, 14 de julho de 2020

Invenções curiosas

O começo do Século XX foi marcado por muito entusiasmo com novas invenções. A maioria delas vinha de países distantes, mas logo encontrava adeptos no Brasil, graças às promessas de que tornariam a vida mais prática e confortável. A expansão das redes de energia elétrica para residências favoreceu, até certo ponto, o comércio de alguns equipamentos, embora nem tudo o que aparecia precisasse ser ligado a uma tomada para funcionar. 
Com o passar do tempo, algumas dessas invenções se mostraram um êxito retumbante, passageiro, em alguns casos, mas duradouro, em outros, de modo que seus sucessores andam por aí até hoje. Que dizer, no entanto, de certas invenções que as publicações da época anunciavam, e que hoje nos servem para fazer rir? Para a diversão de vocês, leitores, selecionei algumas dessa espécie. Vejam e digam se gostariam de ter em casa uma delas...

Esticadores de calças (¹)


A utilidade desse equipamento estava ligada, provavelmente, aos tecidos da época, muito mais "amassáveis" que os de hoje.

Palmilhas elétricas (²)


Quem tinha algum desconforto nos pés podia ser tentado a comprar...

Porta-livros (³)


Não faço ideia de como esta engenhoca funcionava. Se alguém souber, fará um grande favor em deixar uma explicação.

Cilindro de chocolate para fonógrafo (⁴)


Só faltava isto! Alguém devia estar brincando com a credulidade alheia. É certo que chocolates em formatos variados, desses que são bons para presentear quem tem hobbies - em forma de instrumentos musicais, artigos esportivos, escudos de equipes de futebol - podem ser encontrados em lojas especializadas. Mas um cilindro comestível para fonógrafo? A música nem importaria muito, concordam?

(1) ECHO PHONOGRAPHICO, ano III, nº 22, janeiro de 1904, p. 4.
(2) Ibid., ano III, nº 35, janeiro de 1905.
(3) Ibid.
(4) Ibid., ano III, nº 22, janeiro de 1904, p. 5. Todas as imagens foram editadas para facilitar a visualização neste blog.


3 comentários:

  1. Essa ideia do fonógrafo de chocolate foi, no mínimo, original: conseguia satisfazer corpo e espírito. :)

    ResponderExcluir

Democraticamente, comentários e debates construtivos serão bem-recebidos. Participe!
Devido à natureza dos assuntos tratados neste blog, todos os comentários passarão, necessariamente, por moderação, antes que sejam publicados. Comentários de caráter preconceituoso, racista, sexista, etc. não serão aceitos. Entretanto, a discussão inteligente de ideias será sempre estimulada.