terça-feira, 24 de julho de 2012

Anúncios curiosos das primeiras décadas do Século XX - Parte 8

Antes da existência das redes de energia elétrica, os trabalhos domésticos eram, quase sempre, extremamente morosos e cansativos. Os equipamentos existentes eram movidos pela força muscular de quem os usava (¹). O uso da eletricidade começou a mudar esse panorama, com a introdução dos chamados eletrodomésticos, aparelhos que podiam acelerar e facilitar o trabalho do cuidado de uma casa, embora seja necessário lembrar que, nas primeiras décadas do século XX, bem poucas cidades no Brasil dispunham de infraestrutura que possibilitasse seu emprego.
E que eletrodomésticos eram os que já podiam ser encontrados à venda? O anúncio seguinte (²) dá uma ideia do que estava disponível. Não era muito, mas, como inovação, tinha grande significado.



(1) Veja sobre isso, as seguintes postagens neste blog:
(2) A CIGARRA, 31 de dezembro de 1914.


Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Democraticamente, comentários e debates construtivos serão bem-recebidos. Participe!
Devido à natureza dos assuntos tratados neste blog, todos os comentários passarão, necessariamente, por moderação, antes que sejam publicados. Comentários de caráter preconceituoso, racista, sexista, etc. não serão aceitos. Entretanto, a discussão inteligente de ideias será sempre estimulada.