domingo, 28 de novembro de 2010

Futebol no Brasil no início do Século XX - Jogadas um pouco desastradas

Chega-se hoje, leitor, à última postagem desta série sobre futebol no Brasil no início do século XX, na qual veremos umas poucas jogadas um tanto estranhas. Nada de ilusões - esses lances desastrados não eram apanágio apenas dos primeiros futebolistas. Basta ter a paciência de assistir a qualquer partida de equipes menos brilhantes e veremos coisa parecida. Mas vamos às  três fotos, que ocuparam toda uma página em A Cigarra, edição de 29 de agosto de 1914:


Vê-se, antes de mais nada, o título: "As Peripécias do Foot-Ball". Dizia a legenda: "Interessantes instantâneos tirados no Velódromo Paulistano, por ocasião dos "matches" disputados pelos diversos clubs filiados à "Associação Paulista dos Sports Athleticos", com a "Squadra Representativa Italiana" e nos quais se apreciam curiosas posições."
Já fizemos referência em postagem anterior à visita da Squadra Representativa Italiana ao Brasil. Resta, numa breve análise, constatar que, se o futebol crescera muito desde o primeiro campeonato paulista (em 1902), a ponto de ocupar páginas inteiras de revistas importantes, inegavelmente ainda despertava um certo estranhamento, ao menos em parte do público, pelas jogadas algo bizarras. Mas não estaria aí um pouquinho da graça do esporte?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Democraticamente, comentários e debates construtivos serão bem-recebidos. Participe!
Devido à natureza dos assuntos tratados neste blog, todos os comentários passarão, necessariamente, por moderação, antes que sejam publicados. Comentários de caráter preconceituoso, racista, sexista, etc. não serão aceitos. Entretanto, a discussão inteligente de ideias será sempre estimulada.