sexta-feira, 17 de maio de 2024

Pica-paus do Brasil

No passado, quando os uniformes militares eram confeccionados em cores fortes, os soldados que os usavam eram, às vezes, chamados "pica-paus", fosse por analogia ao colorido das aves, fosse pelo andar empertigado que ostentavam. Com o tempo, os uniformes chamativos foram substituídos por outros mais discretos, porque cores berrantes tornavam os soldados um alvo fácil durante as batalhas. 
Mas não, meus leitores, não é dessa espécie de pica-paus que falaremos hoje. As aves, mesmo, é que serão nosso assunto. Obra importante, escrita no começo do Século XVII, com o título de Diálogos das Grandezas do Brasil (¹), assim diz, no Diálogo Quinto, ao se referir à avifauna do país:
"Também há outros pássaros, aos quais chamamos pica-paus, por dar uns golpes com o bico nos troncos das árvores, tão grandes, que toda pessoa que os ouvir, se ignorar a qualidade do pássaro julgará sem dúvida ser machado, com que se corta madeira. [...]" (²)
Pois bem, andei fazendo umas fotos de pica-paus que encontrei por aqui, e quero mostrá-las a vocês. Há muito mais deles no Brasil, é claro, mas estes apareceram onde moro. Que tal?

Pica-pau-branco

Pica-pau-carijó

Pica-pau-de-topete-vermelho

Pica-pau-do-campo

(1) A autoria dos Diálogos das Grandezas do Brasil é atribuída, com razoável probabilidade, a Ambrósio Fernandes Brandão.
(2) BRANDÃO, Ambrósio Fernandes. Diálogos das Grandezas do Brasil. Brasília: Edições do Senado Federal, 2010, p. 251.


Veja também:

2 comentários:

  1. Boa tarde. Obrigado pela felicitação do meu aniversário. Aproveito para desejar um bom final de semana. Excelente matéria, infelizmente algumas aves brasileiras, correm risco de extinção.

    ResponderExcluir

Democraticamente, comentários e debates construtivos serão bem-recebidos. Participe!
Devido à natureza dos assuntos tratados neste blog, todos os comentários passarão, necessariamente, por moderação, antes que sejam publicados. Comentários de caráter preconceituoso, racista, sexista, etc. não serão aceitos. Entretanto, a discussão inteligente de ideias será sempre estimulada.