sexta-feira, 15 de maio de 2015

Uma casa na roça, outra na vila ou cidade

No início do Século XVIII o jesuíta Antonil (Andreoni!) advertia senhores de engenho ou candidatos a esse posto que era desperdício de dinheiro manter duas casas, uma na fazenda, outra na cidade:
"Mau é ter nome de avarento, mas não é glória digna de louvor o ser pródigo. Quem se resolve a lidar com engenho, ou se há de retirar da cidade, fugindo das ocupações da República que obrigam a divertir-se, ou há de ter atualmente duas casas abertas, com notável prejuízo aonde quer que falte a sua assistência, e com dobrada despesa." (¹) 
O aviso de Antonil não era descabido, mas provavelmente encontrou pouca ou nenhuma obediência. No Brasil Colonial, e mesmo mais adiante, após a independência, muitas povoações somente eram de fato habitadas nos finais de semana e nos feriados, quando a gente das áreas rurais vinha assistir missa. Nos demais dias, as vilas e arraiais permaneciam quase desertos e, não raro, o padre era o único morador permanente, isso quando também não bandeava para outro lugar, malgrado seu dever de dizer missa diariamente. Por outro lado, fazendo justiça aos padres, é preciso dizer que eles tinham por obrigação atender às várias capelas filiais de suas respectivas paróquias, e, não sendo onipresentes, tinham de deslocar-se continuamente entre diversas povoações, que, em certos casos, ficavam muito distantes umas das outras.
O brigadeiro Cunha Matos, militar português que veio ao Brasil entre os que acompanharam o regente D. João, e que acabou ficando por aqui mesmo após a independência, a serviço do novo governo do Brasil, fez, ao andar por terras da província de Goiás, esta interessante observação:
"Na maior parte dos arraiais do Brasil as casas acham-se fechadas durante os dias da semana, abrindo-se unicamente nos dias de missa ou de festa que é quando os seus donos fazendeiros ali se demoram por espaço de algumas horas." (²)
Já nos outros dias, explicou, "o capelão, o oficial que serve de comandante do distrito em lugar do proprietário, o sacristão, o estalajadeiro ou rancheiro, os taberneiros ou vendeiros, o escrivão do juiz da Vintena e algumas meretrizes que fazem as delícias dos tropeiros [sic!], são as pessoas que ordinariamente habitam os arraiais nos dias da semana." (³)
É certo que Cunha Matos estava supondo a população fixa de alguma povoação à margem de uma estrada que consistia em rota de tropeiros. Se não fosse esse o caso, talvez a população nos "dias de semana"(⁴) não seria tão vasta.
No auge do café, em São Paulo, ou seja, posteriormente a 1850, viria a ocorrer um fenômeno inverso: os grandes fazendeiros moravam em belos casarões que faziam construir nas cidades, onde suas respectivas famílias poderiam desfrutar de um padrão elevado de convivência social, indo às fazendas para administrar os negócios, tarefa na qual, aliás, costumavam ter auxiliares, os famosos "administradores". 

(1) ANTONIL, André João (ANDREONI, Giovanni Antonio). Cultura e Opulência do Brasil por Suas Drogas e Minas. Lisboa: Oficina Real Deslandesiana, 1711, p. 29.
(2) MATOS, Raimundo José da Cunha. Itinerário do Rio de Janeiro ao Pará e Maranhão Pelas Províncias de Minas Gerais e Goiás. Rio de Janeiro: Typ. Imperial e Constitucional, 1836, p. 90.
(3) Ibid.
(4) Essa expressão não deixa de ser engraçada, já que sábados, domingos e feriados também são parte das semanas.


Veja também:

2 comentários:

  1. Bom dia, Marta!

    Fiquei muito feliz ao encontrar esse blog, por muito procurei um local com informações tais quais as que aqui estão, de caráter um tanto mais particular à vida cotidiana daqueles tempos.

    Tenho uma dúvida, quem exatamente eram os comandantes de distrito e qual era as suas atribuições?

    Muito obrigado,
    Raphael.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Raphael,
      Obrigada por visitar o blog História & Outras Histórias.

      O comandante do distrito era o oficial militar responsável pelos corpos de milícias e ordenanças que havia em uma localidade (milícia, neste caso, se refere aos cidadãos que eram chamados a servir quando havia necessidade de defesa do território; não se relaciona ao uso atual do termo). No momento em que o documento citado no texto foi escrito, o Brasil havia acabado de se tornar independente, e essas forças estavam um tanto desorganizadas (suas origens datam do Período Colonial).
      Outra coisa interessante a que o documento faz referência é que o comandante de distrito atuava em lugar do proprietário. Isso ocorria porque muitas vilas e arraiais eram formados, inicialmente, em terras de particulares. Somente mais tarde é que obtinham emancipação. Esse fenômeno é muito antigo, teve início com as Capitanias Hereditárias, nas quais, quase sempre, um capitão-mor governava em lugar do donatário, que estava ausente.
      Com a criação da Guarda Nacional no Período Regencial, os corpos de milícias e ordenanças foram extintos. Foi também no Período Regencial que apareceu o cargo de prefeito municipal, que, aos poucos, assimilou algumas funções anteriormente exercidas pelo comandante de distrito. Até então, a administração civil das vilas e cidades ficava a cargo somente das Câmaras Municipais.

      Excluir

Democraticamente, comentários e debates construtivos serão bem-recebidos. Participe!
Devido à natureza dos assuntos tratados neste blog, todos os comentários passarão, necessariamente, por moderação, antes que sejam publicados. Comentários de caráter preconceituoso, racista, sexista, etc. não serão aceitos. Entretanto, a discussão inteligente de ideias será sempre estimulada.